Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/518
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do rendimento de uma caldeira flamotubular sem o reaproveitamento de retorno de condensado através de um pré aquecedor de água
Autor(es): Freitas, Marcelo da Costa
Primeiro Orientador: Machado, Carlos José Baptista
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Placido Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Antônio Aurélio Pereira dos
Resumo: Este trabalho apresenta a análise, dimensionamento e instalação de um trocador de calor em uma caldeira flamotubular de três passes que opera com gás natural. Os gases de saída da caldeira a 200ºC foram aproveitados para pré-aquecer a água de alimentação da caldeira disponível a 30ºC. O método adotado para o dimensionamento do trocador de calor foi o da efetividade Número de Unidades de Transferência (NUT). Após a instalação do trocador de calor, também denominado de economizador, a água de alimentação entra na caldeira a 75 °C. Este ganho de temperatura permitiu amenizar as interrupções na geração do vapor no momento em que a água de reposição entra na caldeira mantendo a pressão de trabalho do vapor mais estável e melhorando a condição da geração de vapor. Isso tornou o equipamento mais eficiente, reduzindo os custos de produção do produto de isopor. O emprego do economizador gerou uma economia mensal de 20% no consumo de gás natural, ou seja, em torno de 1620 Nm³ por mês.
Abstract: This paper presents the analysis, sizing and installation of a heat exchanger in a threepass flamotubular boiler that operates with natural gas. The boiler outlet gases at 200ºC were used to preheat the available boiler feed water to 30ºC. The method adopted for the heat exchanger sizing was the effectiveness Number of Transfer Units (NUT). After installation of the heat exchanger, also called economizer, the feed water enters the boiler at 75 ° C. This temperature gain has made it possible to soften steam generation interruptions as replacement water enters the boiler, keeping steam working pressure more stable and improving the condition of steam generation. This made the equipment more efficient, reducing the production costs of the Styrofoam product. The economist's employment generated a monthly savings of 20% in natural gas consumption, or around 1620 Nm³ per month.
Palavras-chave: Engenharia mecânica
Gás natural
Caldeira
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Administração
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Administração
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Administração
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: FREITAS, Marcelo da Costa. Análise do rendimento de uma caldeira flamotubular sem o reaproveitamento de retorno de condensado através de um pré aquecedor de água. 2021. 37 f. Monografia. (Graduação em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/518
Data do documento: 13-Mai-2021
Aparece nas coleções:Monografia_Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do rendimento de uma caldeira flamotubular sem o reaproveitamento de retorno de condensado através de um pré aquecedor de águaMonografia_ Eng Mecânica - IFAM Campus Manaus Centro1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.