Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/499
Tipo: | Outro |
Título: | Química e verso: proposta de formação integral por meio da retextualização |
Autor(es): | Oliveira Neto, Nilton Azevedo de |
Primeiro Orientador: | Aride, Paulo Henrique Rocha |
metadata.dc.contributor.referee1: | Aride, Paulo Henrique Rocha |
metadata.dc.contributor.referee2: | Stefanuto, Vanderlei Antonio |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Camila Ferreira da |
Resumo: | Este e-book é produto da pesquisa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, denominada: “A Literatura de Cordel como instrumento didático-pedagógico no ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio Integrado”. Tem como objetivo contribuir com alunos e professores de química, tornando o processo ensino-aprendizagem desta disciplina mais atrativo e prazeroso. Para tanto, está dividido em duas unidades distintas. A primeira é formada por trinta e uma sextilhas sobre o histórico da Tabela Periódica, que poderá ser utilizada como abordagem introdutória deste assunto. A segunda parte traz alguns elementos básicos do cordel com o intuito de que os discentes possam ressignificar conceitos químicos, transformando-os em poesia. Com isto, espera-se que este material contribua como ferramenta didática facilitadora da mediação pedagógica no ensino de Química, tornando-a prazerosa e atrativa, culminando assim, no alcance dos objetivos propostos. |
Abstract: | This e-book is product of Master’s degree research in Technical-Professional Education that is called The Regional Cordel Literature how a study method of Chemistry in Secondary education integrated. It has an objective of contribute with students and chemistry teachers, to possibility the the teaching and learning process this subject more atractivie and pleasant. For this purpose it has two diferent units. The first consists of thirty-one verses about the historic of Table Periodic that can be used how a introductory approach about this theme. The second part brings some basic elements from Cordel with the purpose of students can give new meaning to chemical concepts transforming them on poetry. With this, it is expected that this material contributes as a didactic tool that facilitates pedagogical mediation in Chemistry teaching, making it pleasant and attractive, thus culminating in the reach of proposed objectives. |
Palavras-chave: | Tabela periódica Literatura de cordel Método de estudo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | OLIVEIRA NETO, Nilton Azevedo de; ARIDE, Paulo Henrique Rocha. Química e verso: proposta de formação integral por meio da retextualização. 32 f. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/499 |
Data do documento: | 11-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quimica e verso: proposta de formação integral por meio da retextualização_Nilton Azevedo de Oliveira Neto_2020.pdf | Produto educacional_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.