Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/493
Tipo: Outro
Título: Um diálogo sobre avaliação da aprendizagem: a caminho da formação humana integral nos cursos técnicos de nível médio na forma integrada
Título(s) alternativo(s): A dialogue about the learning evaluation: on the way to integral human formation in high school integrated technical courses
Autor(es): Leitão, Raimar Antônio Rodrigues
Stefanuto, Vanderlei Antonio
Primeiro Orientador: Stefanuto, Vanderlei Antonio
metadata.dc.contributor.referee1: Stefanuto, Vanderlei Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee3: Saraiva, Emerson Sandro Silva
Resumo: Este material tem o objetivo de instigar uma reflexão para o fortalecimento e/ou redimensionamento da avaliação da aprendizagem, inclinada a superar percepções controversas e impactos negativos, agregando contribuições à Formação Humana Integral dos discentes do Ensino Médio Integrado. Para tanto, a cartilha está organizada em pequenos tópicos que se inter-relacionam, de maneira simplificada, procurando fornecer elementos que favoreçam um diálogo formativo ao leitor (a), a partir dos teóricos referenciados e do posicionamento de discentes e docentes participantes da pesquisa. Para estimular o diálogo, ao final de cada tópico, encontram-se indagações voltadas a incentivar a reflexão e autoavaliação docente em relação às práticas avaliativas assumidas na esfera particular de cada disciplina e ambiente escolar. Neste contexto, trazemos informações que caracterizam a Formação Humana Integral, a avaliação da aprendizagem, relacionando-as e indicando, por fim, a perspectiva formativa da avaliação como a mais adequada a viabilizar condições que favoreçam a formação plena do discente.
Abstract: This material aims to instigate a reflection in order to promote the learning evaluation fortification and/or resizing, inclined to surpass controversial perceptions and negative impacts, and adding contributions to the students Integral Human Formation from the Integrated High School. Therefore, the booklet is organized into small topics that are interrelated, in a simplified way, seeking to provide elements that favor a formative dialogue to the reader, based on the referenced theoreticians, and on the students positioning and teachers participating in the research. In order to stimulate dialogue, at the end of each topic, there are questions aimed at encouraging teacher reflection and self-evaluation in relation to the evaluative practices assumed in the particular sphere of each discipline and school environment. In this context, we bring information that characterizes both Integral Human Formation and learning evaluation, relating them and finally indicating the evaluation formative perspective as the most adequate to enable conditions that favor the student plenary formation.
Palavras-chave: Avaliação formativa
Diálogo
Formação Humana Integral.
Educação Profissional e Tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: LEITÃO, Raimar Antônio Rodrigues; STEFANUTO, Vanderlei Antonio. Um diálogo sobre avaliação da aprendizagem: a caminho da formação humana integral nos cursos técnicos de nível médio na forma integrada. 2020. 26 f. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/493
Data do documento: 14-Ago-2020
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um dialogo sobre avaliacao da aprendizagem_Leitao2020.pdfProduto educacional_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro7,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.