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Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta para o ensino de conceitos da fisica moderna por meio da aprendizagem baseada em problemas
Autor(es): Gonçalves, Karen Magno
Primeiro Orientador: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee3: Braga, Marcel Bruno Pereira
Resumo: O ensino da Física Moderna (FM) nas aulas do Ensino Médio tem sido um assunto discutido por muitos professores e pesquisadores nos últimos anos. Trata-se de uma questão acerca de como podemos inserir o ensino de FM nas escolas e também como podemos tornar os alunos mais ativos e interessados na sua aprendizagem. Visando a solução desta problemática propomos a construção e o uso de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fundamentada em Moreira, que faz uso, em suas etapas, da estratégia de ensino da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), afim de investigar que aspectos uma proposta didática que utiliza essa estratégia de ensino pode contribuir para promover aprendizagem significativa de conceitos da FM para alunos do 3º ano do ensino médio. Desta forma, como metodologia utilizamos o enfoque qualitativo e a base epistemológica da pesquisa-ação do tipo estratégico, a qual realiza apenas um ciclo na aplicação (planejamento → ação → reflexão → pesquisa → ressignificação). Além disso, os instrumentos de coleta de dados foram a observação, a solução do problema, a atividade avaliativa (uso de escores) e os questionários. Inserindo os sete saltos propostos por Schmidt para a ABP, construímos a UEPS que conta com a realização de oito passos, são eles: (1) planejamento e formulação do problema; (2) apresentação do problema e identificação dos conhecimentos prévios; (3) chuva de ideias e preparação para estudos; (4) abordar conhecimentos gerais por meio de temas para estudos individuais; (5) aumento de complexidade e realização de novos estudo individuais; (6) aumento de complexidade e apresentação da solução do problema; (7) realização de atividade avaliativa; (8) avaliação do êxito da UEPS. Realizadas a implementação da proposta e a análise dos resultados obtidos, foi notado que, em termos de engajamento dos alunos nas atividades de aprendizagem, houve uma participação ativa coletiva e um aumento das diferenciações progressivas dos conceitos da FM no decorrer das aulas de orientação. Além disso, esta UEPS, a fim de oportunizar aos alunos um material exigente cognitivamente e comunicacional, e que ao mesmo tempo favorecesse a aprendizagem significativa, serviu de base para a construção de um produto educacional na forma de um guia didático. Por fim, pode-se afirmar que essa UEPS, que fez uso da ABP como estratégia de ensino, tornou possível aos alunos uma participação ativa no seu processo de aprendizagem dos conceitos da FM e apresentou nos resultados indícios de uma aprendizagem mais significativa, como interesse dos alunos pela solução do problema e a escolha de materiais potencialmente significativos.
Abstract: The teaching of Modern Physics (MF) in high school classes has been a subject discussed by many teachers and researchers in recent years. It is a question about how we can insert MF teaching in schools and also how we can make students more active and interested in their learning. In order to solve this problem, we propose the construction and use of a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) based on Moreira, which uses, in its stages, the teaching strategy of Problem Based Learning (PBL), in order to investigate that aspects a didactic proposal that uses this teaching strategy can contribute to promote meaningful learning of MF concepts for students of the 3rd year of high school. Thus, as a methodology we use the qualitative approach and the epistemological basis of action research of the strategic type, which performs only one cycle in the application (planning → action → reflection → research → reframing). In addition, the data collection instruments were observation, problem solving, evaluative activity (use of scores) and questionnaires. Inserting the seven jumps proposed by Schmidt for PBL, we built the PSTU, which has eight steps, namely: (1) problem planning and formulation; (2) presentation of the problem and identification of previous knowledge; (3) brainstorming and preparation for studies; (4) addressing general knowledge through themes for individual studies; (5) increasing complexity and conducting new individual studies; (6) increased complexity and presentation of the problem solution; (7) carrying out an evaluative activity; (8) assessing the success of PSTU. After the implementation of the proposal and the analysis of the results obtained, it was noted that, in terms of student engagement in learning activities, there was an active collective participation and an increase in the progressive differentiations of the MF concepts during the orientation classes. In addition, this PSTU, in order to provide students with a cognitively demanding and communicational material, which at the same time favored meaningful learning, served as a basis for the construction of an educational product in the form of a didactic guide. Finally, it can be said that this PSTU, which made use of PBL as a teaching strategy, made it possible for students to actively participate in their process of learning MF concepts and presented in the results evidence of more meaningful learning, such as interest of the students for the solution of the problem and the choice of potentially significant materials.
Palavras-chave: Ensino de Física de Moderna
Aprendizagem Baseada em Problemas
Aprendizagem Significativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: GONÇALVES, Karen Magno. Uma proposta para o ensino de conceitos da física moderna por meio da aprendizagem baseada em problemas. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/483
Data do documento: 1-Jun-2020
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