Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/479
metadata.dc.type: Produtos
Title: Construindo uma proposta educativa de EPT: de mão em mão ensinando no campo com os fios, a palha e o barro
metadata.dc.creator: Fonseca, Marlece Melo
Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Sérgio Ricardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Simone Souza
metadata.dc.description.resumo: Este produto educacional resulta da dissertação intitulada De mãos dadas em território camponês tecendo uma proposta educativa e formativa para o trabalho Tem como finalidade orientar e subsidiar a discussão de proposta educativa e formativa para e pelo trabalho em um espaço não formal de educação em território camponês A discussão da proposta intenciona identificar a identidade da instituição educativa e sua articulação com o território e a comunidade O produto divide se em quatro partes A “indica os objetivos do produto educacional e sua relação com o estudo desenvolvido no mestrado O segundo tópico “Planejamento participativo e a educação do campo” apresenta o modelo de planejamento participativo proposto por Gandin 1994 2001 O terceiro tópico “Espaços não formais em educação para o trabalho no território camponês” refere se ao trabalho educativo e formativo em espaços não formais de educação para o trabalho em território camponês O quarto tópico “Oficinas para construção da proposta formativa” apresenta a organização, funcionamento e procedimentos das oficinas de elaboração da proposta educativa e formativa, planejada em três momentos ::( Oficina 1 refere se ao Marco Referencial situacional doutrinal operativo o ideal da instituição ;;( Oficina 2 faz menção ao “Diagnóstico comparação entre o ideal e o real” discute os fundamentos do trabalho educativo e formativo ..( Oficina 3 “Programação propostas concretas para transformação “em que as atividades estão voltadas para elaboração de uma proposta de ação para o trabalho educativo e formativo da instituição de ensino Os princípios que sustentam a construção da proposta educativo pedagógica, traz as proposições de Caldart 2012 Arroyo 2006 Hage 2014 e Gandin 1994 Esperamos que esse material contribua com a construção e consolidação das instituições educacionais de educação para o trabalho em território camponês.
Abstract: This educational product results from the dissertation entitled Hand in hand in peasant territory weaving an educational and training proposal for work Its purpose is to guide and support the discussion of an educational and training proposal for and through work in a non formal education space in peasant territory The discussion of the proposal intends to identify the identity of the educational institution and its articulation with the territory and the community The product is divided into four parts The “ indicates the objectives of the educational product and its relationship with the study developed in the master's degree The second topic “Participatory planning and field education” presents the participatory planning model proposed by Gandin 1994 2001 The third topic “Non formal spaces for education for work in the peasant territory” refers to educational and training work in non formal spaces for education for work in the peasant territory The fourth topic “Workshops for the construction of the training proposal” presents the organization, operation and procedures of the workshops for preparing the educational and training proposal, planned in three moments ::( Workshop 1 refers to the Reference Framework situational doctrinal operative the ideal of the institution ;;( Workshop 2 mentions the “Diagnosis comparison between the ideal and the real” discusses the fundamentals of educational and training work ..(Workshop 3 “Programming concrete proposals for transformation” in which the activities are aimed at developing an action proposal for the educational and training work of the educational institution The principles that support the construction of the educational pedagogical proposal, bring the propositions of Caldart 2012 Arroyo 2006 Hage 2014 and Gandin 1994 We hope that this material will contribute to the construction and consolidation of educational institutions for work in peasant territory.
Keywords: Proposta educativa e pedagógica
Educação do campo
Trabalho como princípio educativo
Oficinas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: FONSECA, Marlece Melo; SALAZAR, Deuzilene Marques. Construindo uma proposta educativa de EPT: de mão em mão ensinando no campo com os fios, a palha e o barro. 2020. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/479
Issue Date: 7-Aug-2020
Appears in Collections:PROFEPT - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Construindo uma proposta educativa e formativa_Fonseca-2020.pdfProduto educacional_ProfEPT-IFAM Campus Manaus Centro5,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.