Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/476
metadata.dc.type: Produtos
Title: Trilhando caminhos no trabalho do assistente de alunos: possibilidades de interlocução
metadata.dc.creator: Oliveira, Rosenira Monteiro da Costa
Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Aride, Paulo Henrique Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Andrade, Márcia Irene Pereira
metadata.dc.description.resumo: A Cartilha Digital “Trilhando caminhos no trabalho do Assistente de alunos: algumas interlocuções” é resultado da pesquisa intitulada: “Assistente de alunos: quem são esses profissionais que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio? ”, vinculada à linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). A Cartilha pretende contribuir com o trabalho educativo dos Assistentes de Alunos junto aos jovens e adolescentes da educação profissional técnica de nível médio na modalidade integrada. O produto educacional teve origem nos resultados oriundos da dissertação que, dentre outras evidências, indicou a necessidade de apresentar os fundamentos conceituais do ensino médio integrado e algumas possibilidades de atividades educativas que sejam integradoras do trabalho docente e pedagógico da instituição educacional. A avaliação do produto educacional teve a colaboração dos Assistentes de Alunos, participantes da pesquisa da qual resultou a dissertação, com base nas respostas ao questionário constituído por questões objetivas e disponibilizado em plataforma digital, em razão da pandemia da Covid-19. Pretende-se com este produto promover reflexões sobre as ações educativas desenvolvidas pelos Assistentes de Alunos e, assim, contribuir com sua função social como trabalhadores da e na educação por meio da cooperação e colaboração com a Equipe Pedagógica. Como uma contribuição pedagógica, indica caminhos quanto à assistência e orientação desses profissionais aos discentes no aspecto da disciplina, do lazer, da segurança, da saúde e do compromisso das atividades acadêmicas dos jovens e adolescentes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O impacto potencial desse produto prevê a apropriação pelos Assistentes de Alunos dos fundamentos do ensino médio integrado, bem como fomentar a discussão e elaboração de atividades educativas para serem incorporadas ao Planejamento Pedagógico do Curso.
Abstract: The Digital Booklet “Tracking Paths in the Work of the Student Assistant: some dialogues” is the result of the research entitled: “Student Assistant: who are these professionals whose job is to work in Technical Professional Education at Medium Level?”, linked to the research line “Organization and Memories of Educational Spaces in EFA” of the Program of Graduation in Professional and Technological Education (PROFEPT). The booklet aims to contribute to the educational work of the Student Assistants with young people and adolescents of the technical professional education from the medium level in the integrated modality. The educational product originated from the results of the dissertation which, among other evidence, indicated the need to present the conceptual foundations of integrated high school and some possibilities of educational activities that integrate the teaching and pedagogical work of the educational institution. The review of the educational product had the collaboration of the Student Assistants, participants of the research that resulted in the composition, based on the answers to the questionnaire made up of objective questions and made available on the digital platform, due to the Covid-19 pandemic. This product intents to promote reflections on the educational actions developed by the Student Assistants and, therefore, contribute to their social function as workers through education through cooperation and collaboration with the Pedagogical Team. As a pedagogical contribution, it indicates ways to assist and guide these professionals to the students in the aspect of discipline, leisure, safety, health, and the commitment of the academic activities of young people and adolescents in the Technical Professional Education of Medium Level. The potential impact of this product foresees the appropriation by the Student Assistants of the fundamentals of integrated high school, as well as encouraging the discussion and elaboration of educational activities to be incorporated into the Pedagogical Planning of the Course.
Keywords: Assistente de alunos
Ensino Médio Integrado
Cartilha digital
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: OLIVEIRA, Rosenira Monteiro da Costa; SALAZAR, Deuzilene Marques. Trilhando caminhos no trabalho do assistente de alunos: possibilidades de interlocução. 2020. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/476
Issue Date: 18-Aug-2020
Appears in Collections:PROFEPT - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trilhando caminhos no trabalho do assistente de alunos_Oliveira_2020.pdfProduto educacional - PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro14,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.