Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee1Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee2Aride, Paulo Henrique Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087696929404160pt_BR
dc.contributor.referee3Andrade, Márcia Irene Pereira-
dc.creatorOliveira, Rosenira Monteiro da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0978652063562111pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-25T19:56:09Z-
dc.date.available2020-09-25-
dc.date.available2020-09-25T19:56:09Z-
dc.date.issued2020-08-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rosenira Monteiro da Costa. Assistentes de alunos: quem são esses profissionais que atuam na educação profissional técnica de nível médio? 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/473-
dc.description.abstractThis research discusses the perceptions of the professional practice of the Students' Assistants in the Integrated Secondary School-EMI, identifying their attributions and their educational work in the EPTNM, focused on line 02 of the Post-Graduation Program in Professional and Technological Education (PROFEPT) that deals with the "Organization and Memories of Educational Spaces in EPT" directed to Macroproject 06, regarding the "Organization of Educational Spaces in EPT". It gives as a problem the following question: How has the educational work of the Student Assistant been constructed in the context of the Technical Professional Education of Medium Level in the Integrated Modality? The general objective was to investigate the work of the Student Assistant in the context of Technical High School Vocational Education in the Integrated Mode. Studying the meanings attributed by the student assistants to their practice, qualitative research was used as a methodological procedure using the printed form and the semi-structured interview as a technique, applied to a group of eight student's assistant from the Federal Institute of Education, Science, and Technology off Amazonas - Campus Manaus Centro (IFAM-CMC) that made it possible to survey information essential to the process of objectifying the concepts about their professional practice. Besides the theoretical references, documents, theses, and other sources were collected and analyzed, which we used for the elaboration of this work. Summing up, it was verified that the understanding of the meaning and the challenges of the professional practice of the Student Assistants, conditioned to factors, positive and negative, reported by the professionals and analyzed as constitutive of their profession: a dichotomy between their attributions and the objectives of EPT; challenge of affirming the work as an educational principle before the work submitted to the logic of the market; devaluation and lack of recognition of the profession by the institution. Finally, as a perspective of overcoming these obstacles, the pedagogical product is presented - materialized in a Digital Booklet and constitutive of the dissertation - given the promotion of spaces for reflection and educational actions under the rationale of work as an educational principle, essential to the omnilateral human formation.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, que discute as percepções da prática profissional dos Assistentes de Alunos no Ensino Médio Integrado-EMI, identificando suas atribuições e o seu trabalho educativo na EPTNM, concentra-se na Linha 02 do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que se ocupa da “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT”, direcionada ao Macroprojeto 06, referente à “Organização de Espaços Pedagógicos na EPT”. Apresenta como problema a seguinte questão: Como vem sendo construído o trabalho educativo do Assistente de Alunos no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade Integrada? Como objetivo geral definiu-se investigar o trabalho educativo do Assistente de Alunos no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade Integrada. Para estudar os sentidos atribuídos pelos servidores à sua prática, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa de campo de cunho qualitativo, tendo como técnica o recurso do formulário impresso e a entrevista semiestruturada, aplicados a um grupo de oito servidores Assistentes de Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Centro (IFAM–CMC), que possibilitou o levantamento de informações essenciais ao processo de objetivação das concepções acerca de sua prática profissional. Além dos referenciais teóricos, foram levantados e analisados documentos, teses e outras fontes, de que nos servimos para a elaboração desse trabalho. Em síntese, verificou-se que a compreensão do sentido, tanto quanto dos desafios da prática profissional dos Assistentes de Alunos, está condicionada a fatores, positivos e negativos, relatados por esses profissionais e analisados como constitutivos de sua profissão: dicotomia entre suas atribuições e os objetivos da EPT; desafio de afirmar o trabalho como princípio educativo diante do trabalho submetido à lógica do mercado; desvalorização e falta de reconhecimento da profissão pela instituição. Por fim, como perspectiva de superação desses obstáculos, apresenta-se um produto pedagógico – materializada em Cartilha Digital e constitutiva da dissertação – em vista da promoção de espaços de reflexão e de ações educativas sob a fundamentação do trabalho como princípio educativo, imprescindível à formação humana omnilateral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2020-09-25T19:56:09Z No. of bitstreams: 1 Assistentes de alunos quem sao esses profissionais que atuam_Oliveira_2020.pdf: 14236077 bytes, checksum: cbc1761a02e2cb02d531d239b7599b5e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-25T19:56:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Assistentes de alunos quem sao esses profissionais que atuam_Oliveira_2020.pdf: 14236077 bytes, checksum: cbc1761a02e2cb02d531d239b7599b5e (MD5) Previous issue date: 2020-08-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistente de alunospt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleAssistentes de alunos: quem são esses profissionais que atuam na educação profissional técnica de nível médio?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Assistentes de alunos quem sao esses profissionais que atuam_Oliveira_2020.pdfDissertação - PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro13,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.