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dc.contributor.advisor1Aride, Paulo Henrique Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087696929404160pt_BR
dc.contributor.referee1Aride, Paulo Henrique Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087696929404160pt_BR
dc.contributor.referee2Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee3Faria, Rosejane da Mota-
dc.creatorSouza, Leila Maria Carvalho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2927216894504629pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-25T17:58:59Z-
dc.date.available2020-09-25-
dc.date.available2020-09-25T17:58:59Z-
dc.date.issued2020-07-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Leila Maria Carvalho de. A educação profissional e tecnológica na educação básica e a preparação da pessoa com deficiência intelectual para o mundo do trabalho no município de Manaus. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/472-
dc.description.abstractThe person with intellectual disabilities to be inserted in the world of work needs a professional preparation that allows him to insert in the formal and non-formal spaces of this space. This research has as general objective to identify the challenges people with intellectual disabilities have in the process of insertion of in the world of work, based on the contributions of professional and technological education/PTE?. It presents as specific objectives: a) to describe about the historical aspects of special education; b) to explain the ontological sense and the categories of work as an educational principle, integral human formation and social belonging; c) develop the educational product from an informative video showing the pedagogical work of the Diofanto Vieira Monteiro School. The research approach is qualitative, being a field research. For the theoretical basis on the objectives we have: Frigotto and Ciavatta (2012), Ramos (2008/2009), Rodrigues and Maranhe (2008), Souza (2014), Freire (2017 ), Pistrak (2018), Veltrone and Almeida (2010), Borges (2017), Barato (2008) among others that address the historical process, ontological meaning of the work and its categorical bases and educational product. The participants of the research were three students with intellectual disabilities, ten parents and/or guardians and four teachers, having as locus the Diofanto Vieira Monteiro State School located in the city of Manaus. The research used semi-structured interviews and participant observation as instruments for data construction. The content analysis was done according to Bardin (2016) who obtained as a result the answer to the problem that referred the research from the question: what pedagogical strategies is the basic teaching education of the Diofanto School using to prepare the person with intellectual disabilities to act in the formal and non-formal spaces of the world of work? From the results of the construction of the data, seven categories were reached: job satisfaction, work need, humanized care in the company, participation of parents, fear of loss of benefit, disbelief in the child's capacity and feeling of social belonging. The results, therefore, allowed us to conclude that the work is important for the development of autonomy and independence of the person with intellectual disabilities.pt_BR
dc.description.resumoA pessoa com deficiência intelectual para ser inserida no mundo do trabalho precisa de uma preparação profissional que lhe possibilite a inserção nos espaços formais e não formais desse espaço. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar os desafios do processo de inserção da pessoa com deficiência intelectual no mundo do trabalho, tendo como base as contribuições da educação profissional e tecnológica/EPT. Apresenta como objetivos específicos: a) descrever sobre os aspectos históricos da educação especial; b) explanar sobre o sentido ontológico e as categorias do trabalho como princípio educativo, formação humana integral e pertencimento social; c) desenvolver o produto educacional a partir de um vídeo informativo mostrando o trabalho pedagógico da Escola Diofanto Vieira Monteiro. A abordagem da pesquisa é qualitativa, sendo uma pesquisa de campo. Para o embasamento teórico sobre os objetivos temos: Frigotto e Ciavatta (2012), Ramos (2008/2009), Rodrigues e Maranhe (2008), Souza (2014), Freire (2017), Pistrak (2018), Veltrone e Almeida (2010), Borges (2017), Barato (2008) entre outros que abordam sobre o processo histórico, sentido ontológico do trabalho e suas bases categoriais e produto educacional. Os participantes da pesquisa foram três estudantes com deficiência intelectual, dez pais e/ou responsáveis e quatro docentes, tendo como lócus a Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro localizada no município de Manaus. A pesquisa utilizou como instrumentos para a construção dos dados a entrevista semiestruturada e observação participante. A análise de conteúdo se deu de acordo com Bardin (2016) que obteve como resultado a resposta para o problema que encaminhou a pesquisa a partir da questão: que estratégias pedagógicas a educação básica de ensino da Escola Diofanto está utilizando para preparar a pessoa com deficiência intelectual para atuar nos espaços formais e nãos formais do mundo do trabalho? A partir dos resultados da construção dos dados se chegou a sete categorias: satisfação laboral, necessidade de trabalho, atendimento humanizado na empresa, participação dos pais, medo da perda do benefício, descrença na capacidade do filho e sentimento de pertencimento social. Os resultados, portanto, permitiram concluir que o trabalho é importante para o desenvolvimento da autonomia e independência da pessoa com deficiência intelectual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2020-09-25T17:58:59Z No. of bitstreams: 1 A educação profissional e tecnologica na educação basica_Souza_2020.pdf: 1180170 bytes, checksum: affc16ffbac93c3a3bd2ecb27af35fe6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-25T17:58:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A educação profissional e tecnologica na educação basica_Souza_2020.pdf: 1180170 bytes, checksum: affc16ffbac93c3a3bd2ecb27af35fe6 (MD5) Previous issue date: 2020-07-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectCategorias de trabalhopt_BR
dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleA educação profissional e tecnológica na educação básica e a preparação da pessoa com deficiência intelectual para o mundo do trabalho no município de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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