Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/47
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sequência didática para o ensino-aprendizagem de informática no curso de assistente administrativo da educação profissional
metadata.dc.creator: Benarrós, Cynara Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Kalhil, Josefina Barrera
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa que se constituiu em utilizar situações de aprendizagem, construídas com base na Teoria do Alinhamento Construtivo, para elaborar, implementar e analisar uma proposta de sequência didática envolvendo a planilha eletrônica e suas funções em atividades práticas de simulação de processos administrativos, visando exercitar e incentivar o Pensamento Computacional. Tal proposta foi aplicada através da unidade curricular Informática Básica e Avançada a alunos do curso Assistente Administrativo Industrial de uma instituição de educação profissional, permitindo a análise dos resultados obtidos e verificação do entendimento dos conceitos relacionados ao Pensamento Computacional, de forma a facilitar sua aplicação em qualquer área do conhecimento. Neste contexto foi possível analisar o nível de satisfação dos alunos com o método utilizado, onde se verificou que utilizar as situações de aprendizagem direcionadas às rotinas administrativas não somente contribui para a construção das competências estabelecidas para o curso como também para o aluno se familiarizar com o contexto do ambiente de trabalho. Considerando que a Informática é uma ferramenta de trabalho imprescindível, seja de forma direta ou indireta, cabe aos cursos de educação profissional proporcionar uma formação mínima aos futuros profissionais, demonstrando a importância do ensino-aprendizagem dos conceitos da Ciência da Computação na educação brasileira e conscientizando acerca da necessidade de novas pesquisas na área.
Abstract: This work presents a qualitative research that consisted in using learning situations, built based on the theory of Constructive Alignment, to elaborate, implement and analyze a proposal of a didactic sequence involving the spreadsheet and its functions in practical activities of simulation of administrative processes, aiming to exercise and encourage the Computational Thinking. This proposal was applied through the Basic and Advanced Computing course to students of the Industrial Administrative Assistant course of a professional education institution, allowing the analysis of the results obtained and verification of the understanding of the concepts related to Computational Thinking, in order to facilitate its application in any area of knowledge. In this context, it was possible to analyze the level of student satisfaction with the method used, where it was verified that to use the learning situations directed to the administrative routines not only contributes to the construction of the competences established for the course as it will be leading the student to become familiar with the context of the work environment. Considering that Informatics is an indispensable work tool, either directly or indirectly, it is the responsibility of vocational education courses to provide a minimum level of training for future professionals, demonstrating the importance of teaching-learning concepts of Computer Science in Brazilian education and raising awareness about the need for new research in the area.
Keywords: Educação profissional
Sequência didática
Ensino-aprendizagem
Informática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/47
Issue Date: 30-Mar-2017
Appears in Collections:MPET-Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sequência didática para o ensino-aprendizagem.pdfDissertação_MPET_IFAM -Campus Manaus Centro10,74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.