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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A coordenação das ciências humanas como espaço social em construção e a dinâmica da formação continuada no ambiente de trabalho: desafios e possibilidades
metadata.dc.creator: PEREIRA, Nelma Loureiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Leal, Davi Avelino
metadata.dc.contributor.referee1: Leal, Davi Avelino
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Ana Lúcia
metadata.dc.description.resumo: Conceber que a formação continuada de professores pode acontecer em diferentes lugares, de diferentes maneiras e que as ideias acerca do tema podem proporcionar um avanço ou uma estagnação nesta discussão, contribuiu para que fosse escolhida uma pesquisa de cunho qualitativo acerca da trajetória da Coordenação das Ciências Humanas, na tentativa de investigar a possibilidade desse espaço social ser um dos responsáveis pela formação continuada dos professores que atuam na educação básica, com os cursos técnicos profissionalizante do Ensino Médio Integrado, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, no Campus Manaus Centro. Assim, para atingir o objetivo geral, foi necessário estabelecer alguns pontos na trajetória da coordenação em relação aos professores, definindo-se desta maneira os objetivos específicos que não só localizaram a Coordenação das Ciências Humanas (CCH) no contexto histórico do IFAM/CMC, mas também identificaram as experiências pessoais e profissionais que influenciam na atuação dos professores do ensino médio. Por fim, foram evidenciadas as ações da Coordenação das Ciências Humanas e a parcela de comprometimento com a formação continuada docente, embora em fase de consolidação, em um processo incipiente que exige ainda muita atenção. A investigação foi iniciada através das leituras bibliográficas, o que propiciou uma base para a escolha da metodologia, ou seja, da abordagem utilizada para atingir e concretizar os objetivos e as questões propostas. Para realizar a pesquisa optamos pela metodologia da história oral temática, e pela técnica da entrevista individual com roteiro semiestruturado. Essa decisão permitiu uma articulação entre o que estava sendo descoberto (coleta de dados) e as teorias que fundamentavam o trabalho. Toda a investigação realizada pretendeu conhecer o espaço social das Ciências Humanas e suas ações destinadas para a formação continuada dos professores. Neste percurso foram percebidos os desafios que deveriam ser enfrentados para a concretização de um trabalho destinado à formação continuada docente. Conseguir mudar a concepção do grupo de professores acerca da formação continuada no ambiente de trabalho exige muita habilidade e disposição por parte dos envolvidos neste processo, visto que não há um único lugar para que a formação aconteça nem uma única maneira de se realizar a formação continuada docente. De posse desse conhecimento, foi possível visualizar algumas possibilidades durante a investigação, oportunidades dentro da escola capazes de contribuir para que o problema começasse a ser solucionado. O material obtido através das entrevistas foi analisado com base na técnica de interpretação dos dados, o que permitiu fazer uma redução do mesmo através da separação de trechos e frases, que após a interpretação proporcionou considerações que serviram de alicerce para a construção do resultado da pesquisa. Ao final das investigações constatou-se a necessidade de: discutir as diferentes maneiras de proporcionar formação continuada docente; criar um espaço destinado para a formação continuada de professores, independente das ações realizadas durante o ano letivo, transformar os dados coletados em uma proposta que colaborem com as ações e com a mudança de concepção de formação continuada.
Abstract: To conceive that the continuous formation of teachers can happen in different places, in different ways and that the ideas about the theme can provide an advance or a stagnation in this discussion, contributed to the selection of a qualitative research about the history of the Coordination of Sciences Humanas, in an attempt to investigate the possibility of this social space to be one of those responsible for the continuing education of teachers who work in basic education, with the technical courses of Integrated Higher Education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM, in the Campus Manaus Center. Thus, to reach the general objective, it was necessary to establish some points in the coordination trajectory in relation to teachers, thus defining the specific objectives that not only located the Coordination of Human Sciences (CCH) in the historical context of the IFAM / CMC, but also identified personal and professional experiences that influence the performance of high school teachers. Lastly, the actions of the Coordination of Human Sciences and the commitment of continuing education were evidenced, although in the process of consolidation, in an incipient process that still requires a lot of attention. The research was initiated through bibliographical readings, which provided a basis for the choice of methodology, that is, the approach used to achieve and achieve the goals and issues proposed. To carry out the research, we chose the methodology of the oral history, and the technique of the individual interview with semi-structured script. This decision allowed an articulation between what was being discovered (data collection) and the theories underlying the work. All the research carried out aimed to know the social space of the Human Sciences and its actions destined for the continuous formation of the teachers. In this course were perceived the challenges that should be faced for the accomplishment of a work destined to the continued teacher training. Achieving a change in the teachers' conception of continuing training in the work environment requires a lot of skill and willingness on the part of those involved in this process, since there is no single place for training to take place, nor a single way of continuing training teacher. With this knowledge, it was possible to visualize some possibilities during the investigation, opportunities within the school able to contribute so that the problem began to be solved. The material obtained through the interviews was analyzed based on the technique of interpretation of the data, which made it possible to reduce it through the separation of phrases and sentences, which after the interpretation provided considerations that served as a foundation for the construction of the research result . At the end of the research the need was to: discuss the different ways of providing continuous teacher training; to create a space destined for the continuous formation of teachers, independently of the actions carried out during the school year, to transform the data collected in a proposal that collaborate with the actions and with the change of conception of continuous formation
Keywords: Formação continuada de professores
Espaço Social.
Coordenação das Ciências Humanas
Ensino Médio Integrado.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citation: PEREIRA, Nelma Loureiro. A coordenação das ciências humanas como espaço social em construção e a dinâmica da formação continuada no ambiente de trabalho: desafios e possibilidades. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/460
Issue Date: 14-Dec-2017
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