Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051pt_BR
dc.contributor.referee2Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Marivan Tavares dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141036625325746pt_BR
dc.creatorSerrão, Yoli Glenda da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8594848213139731pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T13:43:01Z-
dc.date.available2020-08-12-
dc.date.available2020-08-12T13:43:01Z-
dc.date.issued2019-12-27-
dc.identifier.citationSERRÃO, Yoli Glenda da Silva. Educação inovadora: uma possibilidade na EPT. 2019. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/451-
dc.description.abstractProfessional and Technological Education has historically been associated with compensatory education for the working class; however, many educators have tried to build teaching based on a methodology that allows the construction of a less unequal and more participative society. This bibliographic, documentary and descriptive research aims to analyze the contributions of participatory planning to the implementation of the Escola da Ponte Methodology in EPTNM Courses at IFAM, as well as the importance of re-signifying teachers for this break of paradigms based so strongly on professional education. The theoretical contribution was based on the ideas and perceptions of authors such as Paulo Freire, Saviani, Ciavatta, José Pacheco, among others. The methodology used in this research with regard to the approach is qualitative; as for nature it is Basic; in relation to the objectives, it is of the Descriptive type, with bibliographic and documentary research procedures, with direct observation to two of the schools described in the present work. To analyze the data collected in publications and audiovisuals, Content Analysis and some theoretical assumptions of Textual Discourse Analysis are used, with a predominance of thematic content analysis. Being a research of phenomenological methodology, since it uses the experiences of students and educators published in books and other audiovisual documents. As an educational product, the preparation of an orientation booklet regarding Participatory Planning in the Escola da Ponte Methodology and its implications for Professional and Technological Education (EPT) was considered.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Profissional e Tecnológica historicamente esteve associada a uma educação compensatória destinada à classe trabalhadora; no entanto, muitos educadores vêm tentado construir um ensino pautado em uma metodologia que permita a construção de uma sociedade menos desigual e mais participativa. Esta pesquisa de cunho bibliográfico, documental e descritiva tem por objetivo analisar as contribuições do planejamento participativo para a implementação da Metodologia da Escola da Ponte nos Cursos de EPTNM no IFAM, bem como a importância do ressignificar docente para essa quebra de paradigmas fundamentados tão fortemente na educação profissional. O aporte teórico foi pautado nas ideias e percepções de autores como Paulo Freire, Saviani, Ciavatta, José Pacheco entre outros. A metodologia utilizada na presente pesquisa no tocante à abordagem é qualitativa; quanto à natureza é Básica; em relação aos objetivos é do tipo Descritiva, tendo por procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental, com observação direta a duas das escolas descritas no presente trabalho. Para análise dos dados recolhidos em publicações e audiovisuais, utilizase a Análise de Conteúdo e alguns pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva, com predomínio da análise de conteúdo do tipo temática. Sendo uma pesquisa de metodologia fenomenológica, uma vez que se utiliza das experiências de educandos e educadores publicados em livros e demais documentos audiovisuais. Como produto educacional pensou-se na elaboração de uma cartilha de orientação quanto ao Planejamento Participativo na Metodologia da Escola da Ponte e suas implicações na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2020-08-12T13:43:01Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAO_-_YOLI_GLENDA_DA_SILVA_SERRO.pdf: 4940789 bytes, checksum: 5d3bb9f72b921ae7951ad2c56ab07f1d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-12T13:43:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAO_-_YOLI_GLENDA_DA_SILVA_SERRO.pdf: 4940789 bytes, checksum: 5d3bb9f72b921ae7951ad2c56ab07f1d (MD5) Previous issue date: 2019-12-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectPlanejamento participativopt_BR
dc.subjectMetodologias inovadoraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEducação inovadora: uma possibilidade na EPTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação inovadora: uma possibilidade na EPT_Yoli Glenda da Silva_2019.pdfDissertação_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro4,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.