Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/449
metadata.dc.type: Produtos
Title: História de vida e formação profissional no PROEJA: uma proposta formativa
Other Titles: Life history and professional training at PROEJA: a formative proposal
metadata.dc.creator: Oliveira, Jordane Lima Dias
Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo , Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Irlane Maia de
metadata.dc.description.resumo: O presente produto educacional é resultante da dissertação de mestrado “Formação Profissional: os sentidos que emergem das Histórias de Vida de discentes do PROEJA”. Trata-se de uma proposta formativa com História de Vida, destinada a estudantes inseridos no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. O objetivo principal é colaborar com a formação profissional do referido público, por meio do trabalho reflexivo proporcionado pela História de Vida, contribuindo com práticas educativas inovadoras nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional. Com base nas quatro fases da pesquisa-formação de Josso (2010) - introdução à construção de uma narrativa de vida; elaboração oral e escrita da narrativa; compreensão e interpretação das narrativas; balanço dos formadores e dos participantes -, este produto educacional foi organizado em três partes: parte I, Aprender com o viver: História de Vida como formação de si, que visa a preparar o professor no trabalho formativo com História de Vida; parte II, Formação com História de Vida no PROEJA: roteiros de trabalho, que apresenta em cada roteiro, no total de seis, procedimentos orientadores para organizar encontros formativos com História de Vida, bem como sugere dinâmicas a serem desenvolvidas, além de um roteiro formativo para o professor; e a parte III, História de Vida de estudantes do PROEJA: possibilidades formativas, que apresenta as Histórias de Vida produzidas durante os encontros formativos no Curso Técnico Integrado em Aquicultura do PROEJA. Espera-se que este material colabore com a formação profissional dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos das instituições da Rede Federal de Educação, e ainda aponte outros sentidos para as práticas educativas nessas instituições.
Abstract: The present educational product is the result of the master’s thesis “Professional Training: the meanings that emerge from the life stories of PROEJA students”. It is a formative proposal with Life History, aimed at students included in the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality - PROEJA. The main purpose is to collaborate with the professional formation of the referred public, through the reflective work provided by the History of Life, contributing with innovative educational practices in the institutions of the Federal Professional Education Network. Based on the four phases of Josso’s researchtraining (2010) - introduction to the construction of a life narrative; oral and written elaboration of the narrative; understanding and interpretation of narratives; balance of trainers and participants - this educational product was organized in three parts: part I, Learning from living: Life History as self-training, which aims to prepare the teacher in the formative work with Life History; part II, Formation with Life History at PROEJA: work scripts, which presents in each script, a total of six, guiding procedures for organizing formative meetings with Life History, as well as suggests dynamics to be developed, in addition to a formative script for the teacher; and part III, Life Story of PROEJA students: formative possibilities, which presents the life stories produced during the formative meetings in PROEJA’s Integrated Technical Course in Aquaculture. It is hoped that this material will collaborate with the professional training of Youth and Adult Education students at the institutions of the Federal Education Network, and also point out other meanings for educational practices at these institutions.
Keywords: Educação profissional
PROEJA
Formação profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: OLIVEIRA, Jordane Lima Dias; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. História de vida e formação profissional no PROEJA: uma proposta formativa. 2020. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/449
Issue Date: 15-Jun-2020
Appears in Collections:PROFEPT - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRODUTO_EDUCACIONAL_-_JORDANE_LIMA_DIAS_OLIVEIRA.pdfProduto educacional_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro5,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.