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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O funcionamento básico de uma usina hidrelétrica, baseado na abordagem CTS, como intervenção ao ensino de física na EJA
metadata.dc.creator: Carneiro, Ulisses dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Coimbra, Débora
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Ijanílio Gabriel
metadata.dc.description.resumo: O ensino dos conteúdos curriculares das disciplinas nas escolas tem sido objeto de discussão há bastante tempo. A pauta destas celeumas tem sido diversas, dentre elas, destacamos uma: o ensino dos conteúdos contemplam os saberes necessários à formação do indivíduo? Neste contexto, não tem como pensar o ensino que não esteja de alguma forma contextualizado com o cotidiano dos educandos, principalmente quando a modalidade de ensino possui especificidades que limitam a abordagem dos conteúdos, como na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que o tempo é curto, o que acaba levando o professor a ter que selecionar alguns deles. O presente trabalho tem por finalidade apresentar um relato da aplicação de um Produto Educacional (PE) produzido especificamente para o ensino de física na EJA, em nível médio. A ideia é que este relato sirva de parâmetro de análise, para verificarmos se a metodologia e as ações empregadas na aplicação têm resultados satisfatórios em um aprendizado mais significativo, bem como se o produto em si, pode ser considerado um recurso didático favorável ao aprendizado de física, para que futuramente, após as devidas correções, possa vir a ser utilizado como material didático em escolas que trabalham com a EJA. O produto aborda como é o funcionamento básico de uma usina hidrelétrica e tem como principal fenômeno a ser investigado, o da indução eletromagnética. Outros materiais auxiliares também foram utilizados em nossa prática de ensino. Não obstante, encontramos no movimento CTS, sigla para Ciência, Tecnologia e Sociedade, e nas ideias de Paulo Freire, subsídios teóricos para nossa intervenção pedagógica.
Abstract: The teaching of the curricula of disciplines in schools has been discussed for a long time. The agenda of this uproar has been several, among which we highlight one: the teaching of the contents include the necessary knowledge for the formation of the individual? In this context, I do not like thinking that teaching is not somehow contextualized to the daily lives of students especially when the type of education has specific characteristics that limit the approach to content, like in the Youth and Adult Education (YAE) where the time is very short, which ends up leading the teacher to have to select some of the contents. This study aims to present an account of the application of an Educational Product (EP) produced specifically for physics teaching in adult education at secondary level. The idea is that this report will serve as an analysis parameter, to check if the methodology and the actions employed in the application have satisfactory results for a more meaningful learning, as well as the product itself can be considered a favorable teaching resource for the physics learning, so that in the future, after the necessary corrections, might be used as teaching material in schools that work with the YAE. The educational product addresses the basic operation of a hydroelectric plant and has as main phenomenon to be investigated, the electromagnetic induction. Other auxiliary materials were also used in our teaching practice. Nevertheless, we find in the STS movement, which stands for Science, Technology and Society, and the Paulo Freire's ideas, theoretical support for our educational intervention.
Keywords: Ensino de física
Indução eletromagnética
Educação de jovens e adultos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: CARNEIRO, Ulisses dos Santos. O funcionamento básico de uma usina hidrelétrica, baseado na abordagem CTS, como intervenção ao ensino de física na EJA. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/443
Issue Date: 3-Aug-2016
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações

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