Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/438
Tipo: Dissertação
Título: Um projeto de unidade de ensino potencialmente significativa nas cores de Newton por meio dos fenômenos ópticos
Autor(es): Chagas, Placilene Cardoso das
Primeiro Orientador: Azevedo, José Roberto Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, José Roberto Viana
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcio Gomes da
metadata.dc.contributor.referee3: Dinóla, Isabel Cristina Souza
Resumo: No presente trabalho é proposto o estudo das cores de Newton pelos conhecimentos básicos de Óptica Geométrica. Para que ocorra conhecimento sobre cores é necessário que se tenha um mínimo de conhecimento sobre os fenômenos ópticos: reflexão, refração e absorção, pois o tipo de percepção visual, que oras pode ser entendido como abordagem artística, pode ser também explicada por outras áreas do conhecimento, como a física. Existem poucas literaturas em física que discuta ou mencione as cores e explane como elas são percebidas pelos olhos. A metodologia de Ensino e aprendizagem que utilizamos para fazer essa abordagem é a aprendizagem significativa de Ausubel, na qual é pautada a construção do conhecimento por meio dos conhecimentos prévios, que é essência dessa teoria. A exposição da organização dos conhecimentos é feito por mapas conceituais e o grau do conhecimento é verificado pela taxonomia SOLO. A Implementação da proposta foi realizada numa Escola Estadual publica com duas turmas de segundo anos, cada uma com média de 30 alunos por turma, onde foram verificados seus conhecimentos prévios, em seguida executado os organizadores prévios. Elaboramos uma sequência didática pensando em atividades realizadas pelo professor e pelos alunos, bem como o processo de desenvolvimento do projeto a partir de situações problemas crescente a serem resolvidas pelos alunos. Inicialmente, os alunos responderam os questionamentos individualmente em seguida formaram grupos de alunos que desenvolveram um texto problema e atividades experimentais, parte integrante do produto deste trabalho. Os resultados obtidos através da sequência didática pautada na aprendizagem significativa foi o desenvolvimento gradual do conhecimento em óptica, especificamente em cores de Newton.
Abstract: In the present work the study of the colors of Newton is proposed by the basic knowledge of Geometric Optics For knowledge about colors, it is necessary to have a minimum of knowledge about the optical phenomena: reflection, refraction and absorption, since the type of visual perception, which hours can be understood as an artistic approach, can also be explained by other areas of knowledge, such as physics. There are few literatures in physics that discuss or mention the colors and explain how they are perceived by the eyes. The methodology of Teaching and learning that we use to make this approach is the meaningful learning of Ausubel, in which the construction of knowledge is guided by previous knowledge, which is the essence of this theory. The exposition of the organization of knowledge is done by conceptual maps and the degree of knowledge is verified by the taxonomy SOLO. The implementation of the proposal was carried out in a Public State School with two classes of second years, each with an average of 30 students per class, where their previous knowledge was verified, then executed the previous organizers. We elaborated a didactic sequence thinking about activities carried out by the teacher and the students, as well as the process of developing the project from the increasing problems situations to be solved by the students. Initially, the students answered the questions individually and then formed groups of students who developed a problem text and experimental activities, an integral part of the product of this work. The results obtained through the didactic sequence based on meaningful learning were the gradual development of knowledge in optics, specifically in Newton's colors.
Palavras-chave: Ensino de física
Óptica geométrica
Aprendizagem significativa
Taxonomia - solo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: CHAGAS, Placilene Cardoso das. Um projeto de unidade de ensino potencialmente significativo nas cores de Newton por meio dos fenômenos ópticos. 2017. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/438
Data do documento: 17-Out-2017
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um projeto de unidade de ensino potencialmente significativa nas cores de Newton por meio dos fenômenos ópticosDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.