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dc.contributor.advisor1Azevedo, José Roberto Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7115884585420145pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, José Roberto Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7115884585420145pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Márcio Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363782297790054pt_BR
dc.contributor.referee3Dinóla, Isabel Cristina Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4739583498372611pt_BR
dc.creatorChagas, Placilene Cardoso das-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0439009358324965pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T15:32:15Z-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-08-04T15:32:15Z-
dc.date.issued2017-10-17-
dc.identifier.citationCHAGAS, Placilene Cardoso das. Um projeto de unidade de ensino potencialmente significativo nas cores de Newton por meio dos fenômenos ópticos. 2017. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/438-
dc.description.abstractIn the present work the study of the colors of Newton is proposed by the basic knowledge of Geometric Optics For knowledge about colors, it is necessary to have a minimum of knowledge about the optical phenomena: reflection, refraction and absorption, since the type of visual perception, which hours can be understood as an artistic approach, can also be explained by other areas of knowledge, such as physics. There are few literatures in physics that discuss or mention the colors and explain how they are perceived by the eyes. The methodology of Teaching and learning that we use to make this approach is the meaningful learning of Ausubel, in which the construction of knowledge is guided by previous knowledge, which is the essence of this theory. The exposition of the organization of knowledge is done by conceptual maps and the degree of knowledge is verified by the taxonomy SOLO. The implementation of the proposal was carried out in a Public State School with two classes of second years, each with an average of 30 students per class, where their previous knowledge was verified, then executed the previous organizers. We elaborated a didactic sequence thinking about activities carried out by the teacher and the students, as well as the process of developing the project from the increasing problems situations to be solved by the students. Initially, the students answered the questions individually and then formed groups of students who developed a problem text and experimental activities, an integral part of the product of this work. The results obtained through the didactic sequence based on meaningful learning were the gradual development of knowledge in optics, specifically in Newton's colors.pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho é proposto o estudo das cores de Newton pelos conhecimentos básicos de Óptica Geométrica. Para que ocorra conhecimento sobre cores é necessário que se tenha um mínimo de conhecimento sobre os fenômenos ópticos: reflexão, refração e absorção, pois o tipo de percepção visual, que oras pode ser entendido como abordagem artística, pode ser também explicada por outras áreas do conhecimento, como a física. Existem poucas literaturas em física que discuta ou mencione as cores e explane como elas são percebidas pelos olhos. A metodologia de Ensino e aprendizagem que utilizamos para fazer essa abordagem é a aprendizagem significativa de Ausubel, na qual é pautada a construção do conhecimento por meio dos conhecimentos prévios, que é essência dessa teoria. A exposição da organização dos conhecimentos é feito por mapas conceituais e o grau do conhecimento é verificado pela taxonomia SOLO. A Implementação da proposta foi realizada numa Escola Estadual publica com duas turmas de segundo anos, cada uma com média de 30 alunos por turma, onde foram verificados seus conhecimentos prévios, em seguida executado os organizadores prévios. Elaboramos uma sequência didática pensando em atividades realizadas pelo professor e pelos alunos, bem como o processo de desenvolvimento do projeto a partir de situações problemas crescente a serem resolvidas pelos alunos. Inicialmente, os alunos responderam os questionamentos individualmente em seguida formaram grupos de alunos que desenvolveram um texto problema e atividades experimentais, parte integrante do produto deste trabalho. Os resultados obtidos através da sequência didática pautada na aprendizagem significativa foi o desenvolvimento gradual do conhecimento em óptica, especificamente em cores de Newton.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2020-08-04T15:32:15Z No. of bitstreams: 1 Um projeto de Unidade de Ensino Potencialmente.pdf: 5328252 bytes, checksum: 56ca4d5cd519d8af392a8e8725930136 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-04T15:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Um projeto de Unidade de Ensino Potencialmente.pdf: 5328252 bytes, checksum: 56ca4d5cd519d8af392a8e8725930136 (MD5) Previous issue date: 2017-10-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectTaxonomia - solopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleUm projeto de unidade de ensino potencialmente significativa nas cores de Newton por meio dos fenômenos ópticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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