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Tipo: Dissertação
Título: Elaboração de diagnósticos ambientais com apoio de imagens de radar Sentinel-1: uma proposta de ensino-aprendizagem para cursos superiores relacionados ao meio ambiente
Autor(es): Dias, Jean Carlos
Primeiro Orientador: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Solange dos Santos
Resumo: Nesta pesquisa apresenta-se uma proposta de ensino-aprendizagem para elaboração de diagnósticos ambientais com apoio de imagens do Radar Sentinel-1, a qual tem como público- alvo, graduandos e profissionais recém-egressos de cursos superiores relacionados ao Meio Ambiente. Essa proposta de ensino-aprendizagem está fundamentada no Alinhamento Construtivo, implementa o modelo de Sala de Aula Invertida, encontra-se associada a Aprendizagem Baseada em Projetos e visa colocar o aluno no centro do ensino, aprendendo de forma ativa. Ainda, propõe-se a capacitar o público-alvo com noções básicas de processamento e interpretação de imagens oriundas do Sentinel-1 para a elaboração de diagnósticos ambientais sobre temas importantes e abrangentes, com ênfase em cenários como desmatamentos, mineração em leito de rio e áreas alagadas, cujas técnicas de pré- processamento, processamento e interpretação de imagem podem ser replicadas em outros contextos. A fim de avaliar os aspectos eficientes e limitantes da proposta, bem como verificar as habilidades individuais desenvolvidas pelos alunos, foi realizada uma aplicação, por meio de um minicurso com carga horária de 40 horas. Os resultados observados demonstram que os alunos foram capazes de identificar, processar e interpretar imagens do Radar Sentinel-1 utilizando o software Sentinel Application Platform (SNAP), solucionando os problemas propostos. Essa proposta de ensino-aprendizagem foi sintetizada em um produto educacional intitulado "Curso de Introdução ao Processamento e à Interpretação de Imagens Sentinel-1”, formatado como um guia didático para professores. Esse produto educacional resultante foi submetido a duas avaliações: a primeira, realizada por Professores, Mestres e Doutores da área, os quais concluíram que, além de relevante e adequado, esse curso é de fácil compreensão e replicável por outros professores. A segunda avaliação foi realizada por estudantes, a fim de observar se os mesmos seriam capazes de aprender noções básicas de processamento e interpretação de imagens de Radar Sentinel-1 por meio do acompanhamento autônomo do produto. Embora o produto seja voltado para professores, a avaliação com estudantes foi realizada com vistas a enriquecer as percepções sobre o produto. Dessa forma, constatado que os alunos foram capazes de aprender noções básicas de processamento e interpretação de imagens Sentinel-1 e que os professores-avaliadores se declararam capazes de ministrar esse curso, há evidências de que esse produto educacional atende ao que se propõe e pode ser replicado em cursos superiores relacionados a área de Meio Ambiente.
Abstract: This work presents a teaching-learning proposal aiming at environmental diagnostics with support of Sentinel-1 Radar images intended to under graduate students and recent graduates of higher courses of Environmental areas. This teaching-learning proposal is based on the Constructive Alignment, implements the Inverted Classroom model, is associated with Project-Based Learning, and places students at the center of the process, promoting active learning. It is also devoted to qualify the target audience with basic concepts of Sentinel-1 image processing and interpretation to enable diagnostics on widespread and important topics, such as deforestation, river mining and flooded areas, whose preprocessing, processing and image interpretation techniques can be replicated in other contexts. To evaluate the advantages and limitations of such teaching-learning proposal, as well as to verify the individual ability developed by students, an application was performed by means of a short course during 40 hours. The results observed attest that students were able to identify, process and interpret Sentinel-1 Radar images using the Sentinel Application Platform (SNAP) software, solving the proposed problems. This teaching-learning proposal was synthesized in a "Introduction Course to Sentinel-1 Image Processing and Interpretation", organized as a didactic guide for teachers. This resulting educational product has undergone two evaluations: the first, carried out by teachers, masters and doctors of the related area allowed them to concluded that, besides being relevant and appropriate, this course is easy to understand and to replicate in different educational contexts. The second one, carried out with students, was aimed at observing if they were capable to learn themselves basic notions of Sentinel-1 Radar image processing and interpretation. Although the proposal was designed to be applied by teachers, such evaluation helped us to enhance the perceptions regarding the product. Therefore, it was verified that students were capable to learn basic notions of Sentinel-1 image processing and interpretation and that the teachers-evaluators asserted to be capable to carry out such course themselves, there are supporting evidences that this educational product meets its purpose and that can be replicated in high level courses related to the Environmental areas.
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Sensoriamento remoto
Radar
Meio Ambiente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: DIAS, Jean Carlos. Elaboração de diagnósticos ambientais com apoio de imagens de radar Sentinel-1: uma proposta de ensino-aprendizagem para cursos superiores relacionados ao meio ambiente, 2020. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/422
Data do documento: 17-Fev-2020
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