Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/416
Tipo: Outro
Título: Conhecer de si em cartas biográficas: proposta metodológica
Título(s) alternativo(s): Know yourself in biographical letters: methodological proposal
Autor(es): Feitosa Júnior, Edson Castelo Branco
Gonzaga, Amarildo Menezes
Primeiro Orientador: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Ponciano, Nilton Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Maria Evany do
Resumo: Este produto é fruto de um estudo que tem por objetivo motivar professores em formação a conhecerem mais de si por meio de cartas autobiográficas. Pensamos nesse produto como a possibilidade de refletirmos sobre o contar-se de si, para o outro, um exercício de atrevimento e dedicação pouco explorado e pouco valorizado nos ambientes de formação. Julgamos relevante por permitir que os professores busquem autenticidade ao olharem para dentro de si mesmos, a fim de saberem quem são e socializarem com afins e outros, no intuito de conhecerem ainda mais sobre quem são, a partir do que dizem de que são. As cartas são o pretexto para contarem de si, seja para si mesmos, seja para os outros, como um mecanismo capaz de gerar empoderamento e a capacidade de ampliar as suas zonas de conforto, para que assim possam sentirem-se autônomos e enxergarem-se como verdadeiros autores e protagonistas de suas próprias histórias. Nesse sentido, propomos como alternativa metodológica a proposta Conhecer de Si em Cartas Biográficas que foi vivenciada e avaliada por licenciandos durante seu processo de formação inicial.
Palavras-chave: Autobiografia
Cartas biográficas
Narrativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: FEITOSA JÚNIOR, Edson Castelo Branco; GONZAGA, Amarildo Menezes. Conhecer de si em cartas biográficas: proposta metodológica. 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/416
Data do documento: 17-Mai-2019
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conhecer de si em cartas biográficas-proposta metodologica_FEITOSA JUNIOR-2019.pdfProduto educacional - MPET IFAM-Campus Manaus Centro1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.