Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/412
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica
metadata.dc.creator: Feitosa Júnior, Edson Castelo Branco
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Ponciano, Nilton Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Maria Evany do
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem por tema as “Cartas biográficas em processos formativos de professores: Uma proposta metodológica”. Dividida em três capítulos, tem por objetivo geral, Investigar episódios narrados por um professor licenciado em Matemática, em processo de formação continuada, em um curso de Mestrado Profissional. Além de perseguir a um problema de pesquisa que configurou-se em: Que episódios emergem do percurso formativo de um professor licenciado em Matemática, em processos de formação continuada, em um curso de Mestrado Profissional? O Procedimento Metodológico da investigação é baseado na contação de histórias de vida, vivências formativas e experiências por meio de cartas biográficas e portanto é caucado na qualitatividade. Contudo, descobriu-se, ao longo do processo, que estes elementos são de grande valia para as pesquisas educacionais, que reconhecem a subjetividade como uma nova perspectiva para a produção de trabalhos de pesquisa. Além do mais, a descoberta da subjetividade permite o autoconhecimento, desvelando os percursos de autoria de cada um de nós remetentes e/ ou destinatários e faz emergir mais elementos que viabiliza esse acesso, e a escrita de cartas foi um desses elementos, e são delas que contamos um pouco nessa experiências com cartas.
Abstract: This dissertation has the theme "Biographical Letters in teacher training processes: A methodological proposal". Divided into three chapters, it has the general objective of investigating episodes narrated by a professor licensed in Mathematics, in process of continuous formation, in a Professional Master's degree course. In addition to pursuing a research problem that was set in: Which episodes emerge from the course of authorship of a licentiate teacher in Mathematics, in processes of continued training, in a Professional Master's degree? The Methodological Procedure of the investigation is based on the counting of life stories, formative experiences and experiences through biographical letters and therefore is caucado in the qualitativity. However, it has been discovered throughout the process that these elements are of great value to educational research, which recognize subjectivity as a new perspective for the production of research papers. Moreover, the discovery of subjectivity allows for self-knowledge, revealing the pathways of authorship of each of us senders and / or recipients and makes it emerge more elements that makes this access possible, and letter writing was one of these elements, and it is from them which we relied on a bit on card experiences.
Keywords: Autobiografia
Cartas biográficas
Narrativas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (MPET)
Citation: FEITOSA JÚNIOR, Edson Castelo Branco. Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/412
Issue Date: 17-May-2019
Appears in Collections:MPET-Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cartas biográficas em processos formativos de professores uma proposta metodológica_FEITOSA JUNIOR-2019.pdfDissertação - MPET IFAM-Campus Manaus Centro1,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.