Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/41
Tipo: Dissertação
Título: Uma estratégia utilizando robótica para o ensino dos conceitos de velocidade e aceleração escalares
Autor(es): Costa Jr, Almir de Oliveira
Primeiro Orientador: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Padilha, Igor Tavares
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que propôs a elaboração e aplicação de uma sequência didática por meio da utilização da robótica como estratégia de ensino em uma perspectiva de aprendizagem significativa de conceitos relacionados a cinemática no 1º ano do Ensino Médio. Diante do baixo rendimento no que se refere a disciplina de Física quando analisado os alunos egressos do Ensino Fundamental no Brasil, a sequência didática proposta nesta pesquisa, se coloca como alternativa capaz de demonstrar e exemplificar de forma contextualizada conceitos e fenômenos físicos intrínsecos a velocidade e aceleração que muitas vezes são apresentados apenas como ilustrações e de forma abstrata nas aulas de física. Geralmente a apresentação destes conceitos em sala de aula, está dissociado daquilo que o aluno vivencia em seu dia a dia e por consequência não é levado em consideração suas concepções, sejam elas concretas ou interpretações equivocadas sobre os conhecimentos científicos. Neste sentido, a sequência didática foi proposta como uma estratégia de ensino baseada na utilização da robótica e softwares para coleta de dados que permitissem aos alunos observar e dar um maior significado aos conhecimentos prévios sobre os conceitos inerentes a cinemática, tais como: movimento, posição, deslocamento, trajetória, velocidade e aceleração. A sequência foi aplicada durante o contra turno de uma turma de quarenta e quatro alunos do Ensino Médio técnico de uma escola pública da cidade de Manaus. Da implementação da sequência didática foi possível verificar que por meio das discussões sobre os conceitos e princípios físicos relacionados ao fenômeno estudado e através da realização de experimentos práticos por meio da utilização de protótipos robóticos, foi possível constatar evidências de uma aprendizagem significativa dos conceitos de velocidade e aceleração através dos resultados analisados com base na taxonomia SOLO e critérios de avaliação de mapas conceituais.
Abstract: This work aims at presenting the results of a research that proposed the elaboration and application of a didactic sequence using robotics as a teaching strategy in a significant learning perspective of kinematic concepts in the 1st year of Brazilian High School. Taking into account the low performance in Physics observed in Brazilian Elementary School alumni, the didactic sequence proposed in this research is an alternative capable to demonstrate and exemplify, in a contextualized way, concepts and physical phenomena intrinsic to speed and acceleration, that are usually shown only as illustrations or abstractly in traditional approaches. Usually, the presentation of these concepts in classrooms is dissociated from the students daily life and, thus, their concrete or even misunderstood interpretations are simply not taken into account. Considering this perspective, the didactic sequence was proposed as a teaching strategy based on robotics and data collection software that would allow students to observe and give a more significant meaning to their previous knowledge regarding to kinematics, such as: movement, position, shift, trajectory, speed and acceleration. The sequence was applied in the second shift of a forty four students classroom of a public technical High School in the city of Manaus. Upon the implementation of this didactic sequence, with discussions and practical experiments with robotic prototypes about concepts and physical principles regarding the phenomena under study, it was possible to verify evidences of a significant learning of concepts of speed and acceleration from the results analyzed with SOLO taxonomy and evaluation criteria from conceptual maps.
Palavras-chave: Ensino de física
Cinemática
Velocidade
Robótica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/41
Data do documento: 16-Ago-2017
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma estratégia utilizando robótica para o ensino dos conceitos de velocidade e aceleração escalares.pdfDissertação - Documento principal15,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.