Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/403
Tipo: | Outro |
Título: | Proposta didática para o ensino de circuitos elétricos |
Autor(es): | Souza, Pricila Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Cabral Neto, João dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cabral Neto, João dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
metadata.dc.contributor.referee3: | Terán, Augusto Fachin |
Resumo: | Proposta didática é o produto final de nosso trabalho de pesquisa. É formada por nove planos de ensino e aprendizagem. Estes estão apresentados a seguir bem como compartilhados de forma interativa em uma série de 10 vídeos intitulada Por Dentro do Plano, encontrada no apêndice deste material. No primeiro vídeo o autor realiza uma breve apresentação de seu trabalho ressaltando os pressupostos teóricos utilizados para estruturar a sua proposta didática enquanto que nos demais vídeos são apresentadas minúcias da aplicação dos planos de ensino e aprendizagem, por exemplo, a apresentação de instrumentos, livros, softwares, entre outros recursos didáticos que foram utilizados na aplicação da proposta didática. Esta proposta didática foi desenvolvida para auxiliá-lo na execução de tópicos relacionados a temática de circuitos elétricos, mas ela também possibilita sua adaptação para outras temáticas, pois o autor estrutura de forma clara e objetiva a sequência a ser seguida. Buscou-se desenvolvê-la numa perspectiva problematizadora, nos assentando nos pressupostos teóricos de David P. Ausubel com a Teoria da Aprendizagem Significativa e na organização dos elementos do processo educativo (aprendizagem, ensino e avaliação), propostos por John B. Biggs em seu modelo de ensino chamado de Alinhamento Construtivo. Os planos de ensino e aprendizagem elaborados na proposta didática são chamados de PEA. Logo, o primeiro plano de ensino e aprendizagem tem como designação PEA1, e assim sucessivamente. Os conteúdos abordados em cada plano foram voltados à funcionalidade dos circuitos elétricos de modo que o aluno possa sedimentar melhor os conhecimentos conceituais como tensão elétrica, corrente elétrica, resistência elétrica e potência elétrica. Cada plano é formado por resultados pretendidos de aprendizagem, designados de RPA, atividades de ensino e de aprendizagem, além das tarefas de avaliação. Para cada resultado de aprendizagem tem-se suas respectivas atividades de ensino, atividades de aprendizagem e tarefas de avaliação. Cada plano possui uma execução em 4 horas no mínimo, considerando que o professor tenha este tempo disponível com a turma no dia, e 8 horas no máximo. Caso o professor não possua este tempo disponível, sugere-se a adequação do tempo disponível de acordo com os resultados pretendidos de aprendizagem. |
Palavras-chave: | Circuitos elétricos Aprendizagem Significativa Alinhamento construtivo Educação Profissional e Tecnológica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | SOUZA, Pricila Rodrigues de. Proposta didática para o ensino de circuitos elétricos. 2016. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/403 |
Data do documento: | 2-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta didatica para o ensino de circuitos eletricos.pdf | Produto educacional_Caderno de atividades | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.