Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/403
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cabral Neto, João dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cabral Neto, João dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Azevedo, Rosa Oliveira Marins | - |
dc.contributor.referee3 | Terán, Augusto Fachin | - |
dc.creator | Souza, Pricila Rodrigues de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5551910874709043 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T22:41:15Z | - |
dc.date.available | 2020-01-29 | - |
dc.date.available | 2020-01-28T22:41:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-02 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Pricila Rodrigues de. Proposta didática para o ensino de circuitos elétricos. 2016. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/403 | - |
dc.description.resumo | Proposta didática é o produto final de nosso trabalho de pesquisa. É formada por nove planos de ensino e aprendizagem. Estes estão apresentados a seguir bem como compartilhados de forma interativa em uma série de 10 vídeos intitulada Por Dentro do Plano, encontrada no apêndice deste material. No primeiro vídeo o autor realiza uma breve apresentação de seu trabalho ressaltando os pressupostos teóricos utilizados para estruturar a sua proposta didática enquanto que nos demais vídeos são apresentadas minúcias da aplicação dos planos de ensino e aprendizagem, por exemplo, a apresentação de instrumentos, livros, softwares, entre outros recursos didáticos que foram utilizados na aplicação da proposta didática. Esta proposta didática foi desenvolvida para auxiliá-lo na execução de tópicos relacionados a temática de circuitos elétricos, mas ela também possibilita sua adaptação para outras temáticas, pois o autor estrutura de forma clara e objetiva a sequência a ser seguida. Buscou-se desenvolvê-la numa perspectiva problematizadora, nos assentando nos pressupostos teóricos de David P. Ausubel com a Teoria da Aprendizagem Significativa e na organização dos elementos do processo educativo (aprendizagem, ensino e avaliação), propostos por John B. Biggs em seu modelo de ensino chamado de Alinhamento Construtivo. Os planos de ensino e aprendizagem elaborados na proposta didática são chamados de PEA. Logo, o primeiro plano de ensino e aprendizagem tem como designação PEA1, e assim sucessivamente. Os conteúdos abordados em cada plano foram voltados à funcionalidade dos circuitos elétricos de modo que o aluno possa sedimentar melhor os conhecimentos conceituais como tensão elétrica, corrente elétrica, resistência elétrica e potência elétrica. Cada plano é formado por resultados pretendidos de aprendizagem, designados de RPA, atividades de ensino e de aprendizagem, além das tarefas de avaliação. Para cada resultado de aprendizagem tem-se suas respectivas atividades de ensino, atividades de aprendizagem e tarefas de avaliação. Cada plano possui uma execução em 4 horas no mínimo, considerando que o professor tenha este tempo disponível com a turma no dia, e 8 horas no máximo. Caso o professor não possua este tempo disponível, sugere-se a adequação do tempo disponível de acordo com os resultados pretendidos de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2020-01-28T22:41:15Z No. of bitstreams: 1 Proposta didatica para o ensino de circuitos eletricos.pdf: 1201878 bytes, checksum: 4cdaac46302a1341df992ca4a1b9e157 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-01-28T22:41:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Proposta didatica para o ensino de circuitos eletricos.pdf: 1201878 bytes, checksum: 4cdaac46302a1341df992ca4a1b9e157 (MD5) Previous issue date: 2016-04-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Circuitos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Alinhamento construtivo | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | Proposta didática para o ensino de circuitos elétricos | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta didatica para o ensino de circuitos eletricos.pdf | Produto educacional_Caderno de atividades | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.