Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/398
Tipo: Outro
Título: Proposta de sequência didática com o software Geogebra para o ensino do Movimento Uniforme Variado
Autor(es): Silva, Jando Abraão de Miranda
Primeiro Orientador: Leal, Davi Avelino
metadata.dc.contributor.referee1: Leal, Davi Avelino
Resumo: O produto da dissertação “A Formação Docente e as Novas Tecnologias no Ensino do Movimento Uniforme Variado: uma seqüência didática com o software GeoGebra” tem como tema “Proposta de sequência didática com o software GeoGebra para o ensino do Movimento Uniforme Variado”. O objetivo geral foi o guia didático para componente curricular de Física, com vistas a desenvolver habilidades com o software educacional GeoGebra aplicado ao Movimento Uniformemente Variado. Os objetivos específicos foram o de oferecer formação continuada, em lócus escolar, aos professores da componente curricular de Física; contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem das características e representação gráfica do Movimento Uniformemente Variado e, finalmente, possibilitar a construção de gráficos através do software GeoGebra, baseada em uma sequência didática alinhada a um plano de aula que mostrar a aplicabilidade do GeoGebra diante de atividades realizadas e planejada durante a Hora de Trabalho Pedagógico (HTP) dos professores de Física. O resultado do trabalho foi norteado em pesquisa bibliográfica e de campo que contribuíram para melhores esclarecimentos sobre o tema; a abordagem foi do tipo descritiva, tendo o enfoque contemplado pela elaboração da proposta de sequência didática para Movimento Uniformemente Variado (MUV). O guia didático elaborado para descrição do MUV com o uso do software GeoGebra demostrou que utilizado de forma adequada e planejada, é capaz despertar nos professores a utilização de software educacional e as novas tecnologias e, consequentemente, a aprendizagem das características e representação gráfica dos diagramas no MUV. O estudo mostrou que é possível organizar uma aula que contemplem diferentes ferramentas e metodologias para o ensino da Cinemática no espaço escolar e que colaborem no efetivo aprendizado e desenvoltura dos alunos. Por isso, a formação dos professores em lócus escolar é tarefa, sem dúvida, essencial para a melhoria do processo de ensino e para o enfrentamento das diferentes situações que implicam a tarefa de educar para a cidadania.
Abstract: The product of the dissertation "The Teacher Training and New Technologies in the Uniformly Varied Movement Education: a didactic sequence with GeoGebra software" has the theme "Proposal for a didactic sequence with GeoGebra software for the teaching Uniformly Varied Movement ". The general objective was the teaching guide for curriculum component of physics, in order to develop skills with GeoGebra educational software applied to the Uniformly Varied Movement. The specific objectives were to offer continuing education in school locus, teachers of the curricular component of Physics; contribute to the improvement of the teachinglearning features and graphical representation of the process of Uniformly Varied Movement and finally enable the construction of graphics through the GeoGebra software, based on an aligned instructional sequence to a lesson plan to show the applicability of GeoGebra before realized and planned activities during the pedagogical work time (HTP) of physics teachers. The result of the work was guided in literature and field research that contributed to better clarification on the subject; the approach was descriptive, with the approach contemplated by the preparation of the proposed didactic sequence for Uniformly Varied Movement (MUV). The teaching guide prepared to describe the MUV with the use of GeoGebra software demonstrated that properly used and planned, can awaken the teachers to use educational software and new technologies and consequently learning the characteristics and graphic representation of the diagrams the MUV. The study showed that it is possible to organize a class that include different tools and methodologies for teaching kinematics at school and to collaborate in the effective learning and resourcefulness of the students. Therefore, teacher training school task locus is undoubtedly essential for the improvement of the teaching process and to cope with different situations involving the task of educating for citizenship.
Palavras-chave: Formação docente
Movimento Uniformemente Variado
Software GeoGebra
Seqüência Didática em Física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: SILVA, Jando Abraão de Miranda. Proposta de sequência didática com o software Geogebra para o ensino do Movimento Uniforme Variado. 2016. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/398
Data do documento: 28-Jul-2016
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de sequencia didatica com o software Geogebra para o ensino do movimento uniforme variado_Silva_2016.pdfProduto educacional_Guia didático774,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.