Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/396
Tipo: Outro
Título: Educação Profissional Técnica de Nível Médio: reflexão e proposta formativa para cursos de licenciatura
Autor(es): Silva, Fernanda Rebeca Araújo da
Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Primeiro Orientador: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Resumo: Tendo em vista a crescente necessidade de discussão a respeito da formação de professores para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), elaboramos uma proposta formativa visando à construção de saberes acerca das especificidades desta educação, considerando seu contexto histórico, social, econômico, político e educacional. A proposta foi construída, aplicada e avaliada no bojo de uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), campus Manaus Centro, e engendrada em um processo de pesquisa que mobilizou estudantes dos cursos de licenciatura dessa instituição. Nesse processo, emergiram saberes e aspectos que se mostraram relevantes de serem tratados nos currículos de formação de professores para atuar na EPTMN. A seguir apresentamos tal proposta que, elaborada e implementada como Curso de Curta Duração, depois de algumas reconfigurações, constituiu-se em uma proposta de disciplina para os cursos de licenciatura. A dinâmica formativa desenvolvida no curso, que pode se configurar como orientadora para a implementação da disciplina proposta, pretende contribuir para reflexões e ações que, esperamos nós, estejam cada vez mais presentes nos cursos de licenciatura existentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em particular no IFAM.
Palavras-chave: Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Docência na Educação Profissional e Tecnológica
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: SILVA, Fernanda Rebeca Araújo da; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Educação Profissional Técnica de Nível Médio: reflexão e proposta formativa para cursos de licenciatura. 2016. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/396
Data do documento: 16-Mai-2016
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao Profissional Tecnica de Nivel Medio-reflexao e proposta formativa para cursos de licenciatura_Silva_2016.pdfProduto educacional_Curso de curta duração em licenciaturas716,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.