Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/395
Tipo: Outro
Título: A integração do laptop educacional do PROUCA no ensino de Ciências
Autor(es): Araújo, Andréia Paula Ferreira de
Chaves, Edson Valente
Primeiro Orientador: Chaves, Edson Valente
metadata.dc.contributor.referee1: Chaves, Edson Valente
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Ana Frazão
metadata.dc.contributor.referee3: Mendonça, Andréa Pereira
Resumo: Este livro digital apresenta o Projeto de Formação Docente intitulado “A integração do laptop educacional do PROUCA no ensino de Ciências” elaborado como produto final da dissertação de uma pesquisa qualitativa realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, cuja análise focalizou o uso do laptop educacional do Programa Um Computador por Aluno – PROUCA, no ensino de Ciências na rede escolar municipal de Manaus. O Projeto de Formação Docente apresentado na primeira parte deste livro digital surgiu como alternativa de formação continuada a ser oferecido aos professores de Ciências dos Anos Finais, na perspectiva de possibilitar novas aplicações do laptop educacional em sala de aula, tendo como ponto de partida a importância do professor ser protagonista do seu fazer pedagógico, de modo que possam ressignificar sua prática pedagógica, levando em conta a utilização das novas tecnologias no ensino de conteúdos científicos. Na segunda parte, é destacado o site “PROUCA Manaus”, um espaço virtual elaborado para divulgar o projeto de Formação Docente, além de um conjunto de informações sobre o processo de implementação do PROUCA no contexto amazônico. Sendo apresentado um passo a passo de todas as informações disponíveis no site para o usuário, de forma clara e acessível, representando dessa forma uma síntese dos aspectos e dimensões sobre o PROUCA que foi consolidado no âmbito da pesquisa desenvolvida. Este livro digital é indicado para os profissionais da área de educação, em particular os professores da educação básica, para que possam refletir sobre as perspectivas da inserção das TICs na educação escolar, mais especificamente, sobre o PROUCA no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Projeto de Formação Docente
PROUCA
Ensino de Ciências
Educação Profissional e Tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: ARAÚJO, Andréia Paula Ferreira de; CHAVES, Edson Valente. A integração do laptop educacional do PROUCA no ensino de Ciências. 2016. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/395
Data do documento: 17-Mar-2016
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A integração do laptop educacional do PROUCA no ensino de Ciências_Araujo_2016.pdfProduto educacional_Livro digital1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.