Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/392
metadata.dc.type: Produtos
Title: Proposta do I Encontro de divulgação científica para professores do Amazonas (EDICIPAM)
Other Titles: Proposal for the 1st meeting of scientific divulgation for teachers of Amazonas (EDiCiPAM)
metadata.dc.creator: Andrade, Tatiane Sabino da Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.description.resumo: A “Proposta do I Encontro de Divulgação Científica para Professores do Amazonas (EDiCiPAM)” é produto da dissertação “A importância da Divulgação Científica em Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico” e apresenta um evento pensado para docentes com ênfase em Divulgação Científica de Processos e Produtos de Pesquisas Educacionais . O evento coaduna com a nossa intenção em incentivar a aproximação de professores com a Divulgação Científica e propõe compor o Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (SETA), promovido pelo Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Sendo assim, este é um evento que assume um caráter de Difusão Científica, por estar englobando a comunicação e a divulgação científica. Desta forma propomos serem dois eventos, um macro e o outro micro, que podem ocorrer paralelamente ou em um ou dois dias, sendo configurado portanto como um subprojeto a ser inserido no projeto do SETA, o qual já ocorreu em duas edições (maio 2015; setembro 2016). Por meio do Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe, foram desmembrados os elementos que devem compor a estrutura do evento proposto , sendo avaliado o Método, Mão de Obra, Material, Máquina, Medida e Meio Ambiente (6M), conforme proposto pelo engenheiro Químico Kaoru Ishikawa em 1943. O referido diagrama é uma ferramenta de organização e análise para soluções de problemas e com isso, foi possível delinear e esquematizar a proposta do evento . A relação de causa e efeito permitiu uma discussão direta e proposta objetiva durante a pesquisa. A otimização do modelo se verificará através da experimentação reiterada, o que se dará com a primeira execução do Encontro. Caso aplicado, em momento futuro permitirá realizar a medição dos resultados.
Abstract: The "Proposal for the First Meeting of Scientific Divulgation for Teachers of Amazonas (EDiCiPAM)" is a product of the dissertation "The importance of Scientific Divulgation in Teacher Training in Technological Teaching" and presents an event designed for teachers, with emphasis on Scientific Dissemination of Processes and Products of Educational Research. The event coincides with our intention to encourage teachers to approach the Scientific Divide and proposes to compose the Symposium on Technological Teaching in Amazonas (SETA), promoted by the Professional Master's Degree in Technological Teaching (MPET) of the Federal Institute of Amazonas (IFAM). Therefore, this is an event that assumes a character of Scientific Broadcasting, as it is encompassing communication and scientific dissemination. In this way we propose to be two events, one macro and the other micro, that can occur in parallel or in one or two days, being therefore configured as a subproject to be inserted in the SETA project, which already occurred in two editions (May / 2015, September 2016). Through the Ishikawa Diagram, also known as Cause and Effect Diagram or Fishbone Diagram, the elements that must compose the structure of the proposed event were dismembered, being evaluated the Method, Workmanship, Material, Machine, Measure and Medium (6M), as proposed by the Chemical Engineer Kaoru Ishikawa in 1943. The diagram is an organization and analysis tool for problem solving and with this, it was possible to outline and outline the event proposal. The cause and effect relationship allowed a direct discussion and objective proposal during the research. The optimization of the model will be verified through repeated experimentation, which will happen with the first execution of the Meeting. If applied, in future time will allow the measurement of results.
Keywords: Formação de Professores
Comunicação científica
Divulgação científica
Diagrama de Ishikawa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: ANDRADE, Tatiane Sabino da Silva de. Proposta do I Encontro de divulgação científica para professores do Amazonas (EDICIPAM). 2016. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/392
Issue Date: 5-Dec-2016
Appears in Collections:MPET - Produtos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Proposta do I Encontro de divulgacao cientifica para professores do Amazonas_Andrade_2016.pdfProduto educacional_Proposta de evento para divulgação científica1,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.