Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/390
Tipo: Outro
Título: Novas perspectivas no ensino de desenho técnico
Título(s) alternativo(s): New perspectives for the teaching of the technical drawing
Autor(es): Lima, Rafaela de Araujo Sampaio
Primeiro Orientador: Chaves, Edson Valente
metadata.dc.contributor.referee1: Chaves, Edson Valente
metadata.dc.contributor.referee2: Pacheco, Almir de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Paes, Lucilene da Silva
Resumo: Este manual é fruto da pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM e tem como propósito consolidar e divulgar a modalidade didática da aula de campo adaptada à disciplina de Desenho Técnico. Neste material disponibilizamos orientações para o professor que deseja traçar uma nova perspectiva para o ensino de Desenho Técnico, ultrapassando as barreiras da sala de aula e utilizando diferentes espaços no processo de ensino/aprendizado. Para tanto, caracterizamos os espaços formais, os espaços não formais e os espaços formais não convencionais de ensino; retratamos os momentos anteriores, posteriores e sua associação à aula de campo; apresentamos critérios que podem ser adotados na tomada de decisão sobre o local da aula de campo e conteúdos que podem ser incluídos no roteiro de atividade de campo e descrevemos os passos de uma aula de campo na disciplina de Desenho Técnico. Dessa forma, esperamos contribuir para que os docentes da disciplina sejam instigados a utilizar outros espaços no processo de construção do conhecimento, visando proporcionar aos estudantes o confronto com uma realidade aproximada a da sua futura área de atuação, a aplicação do conhecimento teórico adquirido e o desenvolvimento habilidades necessárias para o exercício profissional.
Abstract: during the Professional Master’s Degree in Technological Teaching promoted by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM) and its purpose is to consolidate and disseminate the didactic modality of the field class adapted to the discipline of Technical Drawing. In this material we provide guidelines for the teacher who wishes to draw a new perspective on the teaching of Technical Drawing, overcoming the barriers of the classroom and using different spaces in the teaching/ learning process. For this, we characterize formal spaces, non-formal spaces and formal non-conventional spaces of teaching; we portrayed the previous and later moments and their association to the field class; we present criteria that can be adopted in the decision making on the site of the field lesson and contents that can be included in the field activity script and we describe the steps of a field class in the discipline of Technical Drawing. In this way, we hope to contribute to the teachers of the discipline use other spaces in the process of knowledge construction, aiming to provide students with a reality close to their future field of application, the application of theoretical knowledge acquired and the development skills needed for professional practice.
Palavras-chave: Aula de campo
Modalidade didática
Espaço formal não convencional
Desenho técnico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: LIMA, Rafaela de Araujo Sampaio. Novas perspectivas no ensino de desenho técnico. 2017. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/390
Data do documento: 3-Jul-2017
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Novas perspectivas no ensino de desenho tecnico_Lima_2017.pdfProduto educacional_Manual de orientacao para o professor12,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.