Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/389
Tipo: Outro
Título: Trilhas ecoambientais em Presidente Figueiredo
Título(s) alternativo(s): Environmental eco trails in Presidente Figueiredo
Autor(es): Gaia, Paulino Pinheiro
Primeiro Orientador: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Lucilene da Silva
Resumo: Este trabalho tem como produto final a construção de um recurso didático para EA que contemple as práticas de ensino de Biologia e Educação Física. Partindo deste objetivo, foram construídos dois recursos tecnológicos: a) Jogo Didático de Tabuleiro denominado Trilhas Eco Ambientais em Presidente Figueiredo, e b) website denominado Trilhas BIOEDFÍSICAS Ecológicas: Integrando o Ensino de Biologia e Educação Física na EA : a) Jogo Trilhas Eco Ambientais em Presidente Figueiredo. (Game Trails Environmental Eco in Presidente Figueiredo). Construído e desenvolvido a partir do software Scratch12, o Jogo Trilhas Eco Ambientais em Presidente Figueiredo, além de estar disponibilizado virtualmente pelo link: https://scratch.mit.edu/projects/128621539/ para o público em geral, também foi produzido fisicamente sob a forma de tabuleiro (Eco Tabuleiro), cartas de perguntas (Eco Perguntas), dado e pinos dos participantes (avatares dos jogadores). O principal objetivo deste produto (jogo) é promover processos de ensino aprendizagem referentes à questões ambientais no Ensino Médio de forma interdisciplinar. O Scratch é um programa que permite criar animações, histórias interativas e, até mesmo, jogos por meio de uma linguagem de programação simples. A interface pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha o mínimo conhecimento sobre desenvolvimento de software. Por não exigir conhecimento prévio de qualquer linguagem de programação, o Scratch é ideal para pessoas que estão iniciando no mundo da programação. Trata-se de um software que desenvolve a programação por meio da montagem de blocos. Estes blocos são comandos prontos que podem ser representados por imagens, sons, figuras, aparências dentre outros. b) Website Trilhas BIOEDFÍSICAS Ecológicas: Integrando o Ensino de Biologia e Educação Física na EA. (Site Tracks Ecological BIOEDFÍSICAS: Integrating the Teaching of Biology and Physical Education in Environmental Education). O website Trilhas BIOEDFÍSICAS Ecológicas, disponível pelo link: paulinogaiaifce.wixsite.com/trilhasbioedfisica foi construído e desenvolvido a partir da plataforma Wix Sites. A referida plataforma tem a finalidade de auxiliar nas construções de sites de forma gratuita.
Palavras-chave: Educação ambiental
Trilhas ecológicas
Educação física
Biologia
Recursos didáticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: GAIA, Paulino Pinheiro. Trilhas ecológicas como recurso didático para a Educação Ambiental integrando Educação Física e Biologia. 2016. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/389
Data do documento: 29-Nov-2016
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trilhas ecoambientais em Presidente Figueiredo_Gaia_2016.pngProduto educacional_Jogo de tabuleiro_Acesso físico material 3D_Acesso digital: https://scratch.mit.edu/projects/128621539/6,39 MBimage/pngVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.