Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/388
metadata.dc.type: Produtos
Title: Semana pedagógica: proposta de formação no espaço da escola
Other Titles: Pedagogical weektraining proposal for in theschool space
metadata.dc.creator: Pereira, Nelma Loureiro
Leal, Davi Avelino
metadata.dc.contributor.advisor1: Leal, Davi Avelino
metadata.dc.contributor.referee1: Leal, Davi Avelino
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Ana Lúcia
metadata.dc.description.resumo: O programa de Mestrado Profissional possibilita ao final do curso a criação de um produto que seja o resultado da pesquisa realizada. Sendo assim, ressalta-se que após a investigação o pesquisador leva entre os seus pertences um pouco mais de conhecimento e um pouco do universo que esteve estudando, deixando também um pouco de si para este ambiente. Desta maneira, o presente produto intitulado: “Semana Pedagógica - proposta de formação no espaço da escola” é o resultado da investigação efetivada no ambiente da coordenação de área das ciências humanas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas no período entre 2016 e 2017. O intuito da pesquisa foi investigar se as ações desta coordenação eram capazes de promover a formação continuada de professores no ambiente de trabalho. Assim, das respostas advindas das entrevistas, identificaram-se várias dificuldades enfrentadas pelos docentes, entre elas estão a questão do tempo e do espaço para os encontros dos professores. A complexidade da carga horária docente, que dificulta reuniões das coordenações e impossibilita que aconteça com mais frequência encontros de formação, foi um fator decisivo para que fosse pensada e amadurecida a criação de uma proposta direcionada para a semana pedagógica. A ideia é romper com a tradicional semana destinada a recepção dos professores e a abertura do ano letivo, criando condições para que os docentes atuem nesta semana como sujeitos da história. A proposta prevê a participação dos professores por área de conhecimento, mas também por interesse, visto que alguns docentes manifestaram o desejo de realizar uma atividade interdisciplinar com colegas de outras áreas do conhecimento. Com base nessas premissas a proposta foi elaborada para os professores do ensino médio integrado, porém a mesma não é uma proposta fechada no sentido de não poder ser utilizada em outros níveis de ensino. A proposta é ampla, pois pode envolver todo o corpo docente da escola, mas também pode ser restrita para uma área específica. O produto apresentado é uma sugestão, está aberto à análise e uma possível aplicação, mesmo que seja a título de experimentação por aqueles que costumam acreditar no ser humano e alinhar sonhos a projeto de vida.
Abstract: The Professional Master's program enables the end of the course to create a product that is the result of the research performed. Thus, it is emphasized that after the investigation the researcher takes among his belongings a little more knowledge and a little of the universe that he was studying, leaving also a little of himself for this environment. In this way, the present product entitled: "Pedagogical Week - proposal of formation in the space of the school" is the result of the investigation carried out in the environment of the coordination of the area of the human sciences, in the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Amazon in the period between 2016 and 2017. The purpose of the research was to investigate if the actions of this coordination were able to promote the continuous formation of teachers in the work environment. Thus, the answers from the interviews identified several difficulties faced by teachers, including the question of time and space for teachers' meetings. The complexity of teaching hours, which makes it difficult to coordinate meetings and make it more difficult to hold training meetings training, was a decisive factor for the creation and creation of a proposal aimed at the pedagogical week. The idea is to break with the traditional week for the reception of teachers and the opening of the school year, creating conditions for teachers to act this week as subjects of history. The proposal foresees the participation of the professors by area of knowledge, but also by interest, since some teachers expressed the desire to carry out an interdisciplinary activity with colleagues from other areas of knowledge. Based on these premises, the proposal was prepared for teachers of the integrated high school, but it is not a closed proposal in the sense that it can not be used in other levels of education. The proposal is broad as it may involve the whole faculty of the school, but may also be restricted to a specific area. The product presented is a suggestion, it is open to analysis and a possible application, even if it is by way of experimentation by those who usually believe in the human being and align dreams with a life project.
Keywords: Formação continuada
Coordenação
Semana pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: PEREIRA, Nelma Loureiro; LEAL, Davi Avelino. Semana Pedagógica: Proposta de formação no espaço da escola. 2017. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/388
Issue Date: 14-Dec-2017
Appears in Collections:MPET - Produtos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Semana pedagogica-proposta de formacao no espaco da escola_Pereira_2017.pdfProduto educacional_Proposta pedagógica3,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.