Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/386
Tipo: Outro
Título: Dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores para Educação Profissional e Tecnológica
Título(s) alternativo(s): Pedagogical dimensions: guidelines for the management of continuing education of teachers of Technological Professional Education
Autor(es): Vilas Boas, Maria Erinete Reis
Primeiro Orientador: Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
metadata.dc.contributor.referee1: Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Maia, Dayse Peixoto
Resumo: Este Guia é produto da dissertação de Mestrado “Saberes Docentes Necessários na Formação Continuada de Professores para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio”. É um instrumento criado para subsidiar o setor pedagógico no contato com os docentes dos Institutos Federais como uma forma de aproximação no lidar com o ensino no alcance dos saberes docentes necessários para a formação continuada na EPTNM, fortalecedora de uma gestão mais participativa no melhoramento da práxis no dia a dia dos docentes. Esse recurso (guia) reflete algumas questões que emergiram no decorrer da pesquisa e que merecem uma ressignificação de atitudes no lidar com o ensino das instituições em geral. Após tomar conhecimento da realidade por meio do questionário/entrevista aplicados aos docentes, constatou-se que os professores encontram muitas dificuldades, desta forma, este guia contém informações importantes que podem ser adaptadas à outra realidade de uma instituição de ensino. Possui uma estrutura básica com as seguintes partes: resumo, apresentação, objetivos, público alvo e quatro unidades com características bem definidas para uma intervenção.
Abstract: This Guide is a product of the master’s thesis “Necessary Teacher Knowledge in Continuing Teacher Education for High School Professional Technical Level”. It is an instrument created to subsidize the pedagogical sector in the contact with the teachers of the Federal Institutes as a form of approach in the handling of the teaching in the reach of the necessary teachers’ knowledge for the continued formation in the EPTNM, strengthening of a more participative management in the improvement of praxis In the day to day of the teachers. This resource (guide) reflects some issues that emerged during the course of research and deserve a re-signification of attitudes in dealing with the teaching of institutions in general. After learning about the reality through the questionnaire / interview applied to teachers, it was found that teachers encounter many difficulties, so this guide contains important information that can be adapted to the other reality of a teaching institution. It has a basic structure with the following parts: summary, presentation, objectives, target audience and four units with well-defined characteristics for an intervention.
Palavras-chave: Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Formação de professores
Saberes Docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: VILAS BOAS, Maria Erinete Reis. Dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores para Educação Profissional e Tecnológica. 2017. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/386
Data do documento: 7-Ago-2017
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dimensoes pedagogicas-orientacoes para gestao de formacao continuada de professores da EPT_Vilas Boas_2017.pdfProduto educacional_Guia4,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.