Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/384
metadata.dc.type: Produtos
Title: Workshop pedagógico em educação especial: proposta de implementação anual nos campi do IFAM
Other Titles: Pedagogical workshop in special education: proposal for annual implementation on the IFAM campuses
metadata.dc.creator: Noronha, Lílian Freire
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
metadata.dc.contributor.referee1: Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Maria Almerinda de Souza
metadata.dc.description.resumo: O Mestrado Profissional é direcionado para a aplicação do conhecimento, ou seja, na pesquisa aplicada e no desenvolvimento de produtos e processos educacionais que possam ser implementados nas próprias salas de aula e nos processos de ensino. Desse modo, apresentamos uma proposta de um workshop como formação continuada para os professores que atuam no Ensino Médio e para demais profissionais que se dedicam à Educação Especial e a melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Especial. Tal proposta é fruto da compilação dos resultados alcançados na pesquisa de campo do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), realizada entre 2016 e 2017, com o objetivo central de fornecer aos setores capacitacionais do IFAM um roteiro para implementação anual de um Workshop Pedagógico em Educação Especial, visto que dentre os resultados analisados obtivemos um percentual de 81,6% de participantes da pesquisa que gostariam de realizar cursos sobre Educação Especial, assim como um percentual de 80,0%, de participantes que consideram que uma formação continuada em Educação Especial poderia capacitá-los.
Abstract: The Professional Master is directed to the application of knowledge, that is, in applied research and in the development of educational products and processes that can be implemented in the classrooms and in the teaching processes. Thus, we present a proposal for a workshop as a continuing training for teachers who work in High School and for other professionals who are dedicated to Special Education and the improvement of teaching and learning of Special Education students. This proposal is the result of the compilation of the results obtained in the field research of the Professional Master's Degree in Technological Teaching of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM), held between 2016 and 2017, with the central objective of providing the IFAM a roadmap for the annual implementation of a Pedagogical Workshop in Special Education, since among the analyzed results we obtained a percentage of 81.6% of participants of the research who would like to take courses on Special Education, as well as a percentage of 80.0% , of participants who believe that continuing education in Special Education could empower them.
Keywords: Formação continuada de professores
Educação Especial
Workshop Pedagógico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: NORONHA, Lílian Freire. Workshop pedagógico em educação especial: proposta de implementação anual nos campi do IFAM. 2017. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/384
Issue Date: 27-Sep-2017
Appears in Collections:MPET - Produtos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Workshop pedagogico em educacao especial-proposta de_Noronha_2017.pdfProduto educacional_1,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.