Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/382
Tipo: Outro
Título: Oficina de práticas pedagógicas para o ensino de história em contexto pluriétnico
Título(s) alternativo(s): Workshop of pedagogical practices for the teaching of history
Autor(es): Silva, Letícia Alves da
Primeiro Orientador: Leal, Davi Avelino
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Normando, Tarcísio Serpa
metadata.dc.contributor.referee1: Leal, Davi Avelino
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Ana Lúcia
Resumo: A construção de práticas pedagógicas para o ensino de História dentro de uma oficina de formação docente procurou compartilhar e construir estratégias para trabalhar conteúdos da disciplina de História articulados aos elementos da cultura indígena do Alto Rio Negro. Nesse sentido, foi trabalhado o desenvolvimento dos conteúdos através de tema gerador e pedagogia de projetos, salientando outras estratégias de ensino para serem desenvolvidas com os alunos: uso de dramatização, mapas e músicas. A oficina de formação docente, sob orientação da pesquisa-ação enfatizou teóricos que tratam de práticas pedagógicas para o ensino da História dentro do contexto da educação escolar indígena. Como registro escrito foram desenvolvidos álbuns seriados com os resultados do trabalho com o conteúdo “Fontes Históricas”, tema gerador “Plantas” e pedagogia de projetos, que pesquisou “O surgimento do mundo e da vida” pelo olhar indígena e não indígena. Por conseguinte, os textos foram escritos nas línguas indígenas Baniwa, Tukano, Yanomami, Nheengatú e traduzidas para o português. Estas produções foram elaboradas pelos professores participantes das oficinas de formação, dada a necessidade de material didático-pedagógico para o ensino de História com textos e ilustrações. Enfim, todo esse conjunto de esforços servirá para contextualizar a prática educativa docente e os conteúdos da disciplina de História à diversidade étnica, linguística e cultural de matriz indígena que está majoritariamente presente nas salas de aula das instituições de ensino do Alto Rio Negro.
Abstract: A construction of pedagogical practices for the teaching of History within a teacher training workshop sought to share and build strategies to develop contents of the History subject articulated to elements of the indigenous culture of the Upper Rio Negro. In this sense, it was worked for the development of the contents through generator themes and pedagogy of projects, highlighting other teaching strategies to be developed with students: drama classes, maps and songs. A teacher training workshop under the guidance of action research emphasized theorists who deal with pedagogical practices for the teaching of History within the context of indigenous education. As a written document we developed albums with the result of the work with the content "Historical Sources", generator theme "Plants" and pedagogy of projects about "The emergence of the world and life" by the indigenous and non-indigenous view. Thus, the texts were written in the Baniwa, Tukano, Yanomami and Nheengatú languages, and they were translated into Portuguese. These productions were elaborated by teachers who participated in the training workshop, given the need of pedagogical material for teaching History with texts and illustrations. Finally, this set of efforts will serve to contextualize the teaching practice and contents of the History subject to the ethnic, linguistic and cultural diversity of the indigenous matrix that is present in the classrooms of the educational institutions of the Upper Rio Negro.
Palavras-chave: Oficina de formação de professores - Alto Rio Negro
Práticas pedagógicas
Pedagogia de Projetos
Tema gerador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: SILVA, Letícia Alves da. Oficina de práticas pedagógicas para o ensino de história em contexto pluriétnico. 2017. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/382
Data do documento: 13-Jun-2017
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oficina de praticas pedagogicas para o ensino de Historia em contexto plurietnico_Silva_2017.pdfProduto educacional_Oficina de formação docente22,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.