Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/378
Tipo: Outro
Título: Guia de instruções: MADE-Minha Agenda Digital Escolar
Autor(es): Duarte, Alessandra Ribeiro
Stefanuto, Vanderlei Antonio
Primeiro Orientador: Stefanuto, Vanderlei Antonio
metadata.dc.contributor.referee1: Stefanuto, Vanderlei Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Falcão, Nádia Maciel
Resumo: O guia de instruções MADE- Minha Agenda Digital Escolar- resulta da pesquisa científica intitulada: “A Organização do Trabalho Pedagógico e seus desdobramentos frente ao processo de reprovação escolar”, na qual desenvolveu um aplicativo educacional- Agenda escolar Digital. A agenda digital se estrutura como uma ferramenta de ação que visa fomentar a participação dos pais na vida escolar do seu filho. Neste sentido, o objetivo primordial do aplicativo é possibilitar uma comunicação ativa entre a escola e a família e possibilitar um acompanhamento pedagógico interativo, versátil e dinâmico aos alunos do Ensino Médio Integrado. Por este caminho, o produto educacional foi idealizado para (re) organizar o trabalho da escola, a fim de minimizar os índices de reprovação escolar na Educação Profissional Técnica de nível Médio. Nesta direção, o guia de instruções MADE apresenta de forma detalhada as funções do aplicativo no intuito de que todas as ferramentas sejam explicadas e utilizadas pelos usuários para se garantir a efetividade no processo de acompanhamento pedagógico do aluno. Pode-se inferir, pela análise realizada, que o aplicativo é capaz de contribuir com a redução dos índices de reprovação na Educação Profissional Técnica de nível Médio, uma vez que o uso do aplicativo demonstrou sua eficácia no processo de participação de todos os envolvidos na formação acadêmica do aluno. Assim, ficou evidente que a escola deve desenvolver estratégias pedagógicas, aliadas ao uso das TICs, como formas de inovar na (re) organização do trabalho escolar.
Abstract: The MADE instruction guide - My Digital School Agenda - results from scientific research entitled: “The Pedagogical Work Organization and its consequences in the process of school failure”, in which it developed an educational application - Digital School Agenda. The digital agenda is structured as an action tool that aims to foster parental participation in their child's school life. In this sense, the primary objective of the application is to enable active communication between the school and the family and enable interactive, versatile and dynamic pedagogical monitoring for students in Integrated High School. In this way, the educational product was conceived to (re) organize the work of the school, in order to minimize the failure rates in the High School Technical Vocational Education. In this sense, the MADE instruction guide details the application's functions in such a way that all tools are explained and used by users to ensure effectiveness in the student's pedagogical follow-up process. It can be inferred from the analysis that the application is able to contribute to the reduction of failure rates in Technical Vocational Education at Middle Level, since the use of the application demonstrated its effectiveness in the process of participation of all involved in student's academic background. Thus, it was evident that the school should develop pedagogical strategies, allied to the use of ICTs, as ways to innovate in the (re) organization of schoolwork.
Palavras-chave: Reprovação escolar
Organização do trabalho pedagógico
Educação Profissional e Tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: DUARTE, Alessandra Ribeiro; STEFANUTO, Vanderlei Antonio. Guia de instruções: MADE-Minha Agenda Digital Escolar. 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/378
Data do documento: 22-Ago-2019
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guia de instruções: MADE: Minha Agenda Digital Escolar_Alessandra Ribeiro Duarte_2019.pdfProduto educacional_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.