Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264pt_BR
dc.contributor.referee1Stefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee3Nogueira, Sílvia Cristina Conde-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597065203873535pt_BR
dc.creatorOliveira, Felipe Nagoberto Coimbra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6732164729548954pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T21:12:07Z-
dc.date.available2019-12-28-
dc.date.available2019-12-27T21:12:07Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Felipe Nagoberto Coimbra de. O curso integrado em Agropecuária do IFAM Campus Maués e a formação humana integral: desafios e perspectivas de um campus do interior do estado do Amazonas. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/376-
dc.description.abstractThe present work analyzed the perception of the graduates of the IFAM / CMA integrated technical course in agriculture regarding the process of technical and human formation. The research is part of the line of research Management and Organization of the pedagogical space in professional and technological education and in macroproject 01 Methodological proposals and didactic resources in formal and non-formal teaching spaces in EPT. The objective of investigating if Ifam campus Maués, through the integrated technical course in agriculture provides its graduates a formation beyond the technical formation: an integral human formation. The research had a qualitative approach and used as method the application of open interviews. Thirteen graduates of the integrated technical course in agriculture of the groups from 2012 to 2018, from February to March 2019, were heard. This information supported the production of a documentary, educational product, and served as the basis for the composition of the dissertation, requirements for obtaining the title of Master of the Professional Master Program in Professional and Technological Education - ProfEPT. The research results point to the ignorance of what is integral human formation, although they recognize that they live in an extremely unequal and prejudiced country. The technical training, due to the few possibilities of activities during the course, was presented as “deficient” to 40%, especially in the practical part, although the theoretical training was considered positive. The graduates pointed out the teachers' performance, especially in the disciplines of the human sciences area, as being the ones that provoked discussions and debates of relevant themes and that contributed the most to the reflection about their lives, existences and future projects. It is concluded, therefore, that IFAM / CMA still needs to respond to a more efficient technical training - especially in the aspect of practical training, however through its physical structure and group of professionals, plays a fundamental role in the formation of new generations of maueenses, by provoking reflection on the urgent problems of society.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisou a percepção dos egressos do curso técnico integrado em agropecuária do IFAM/CMA quanto ao processo de formação – técnica e humana. A pesquisa insere-se na linha de pesquisa Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica e no Macroprojeto 01 Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Teve como objetivo analisar se o IFAM campus Maués, através do curso técnico integrado em agropecuária propiciou aos seus egressos uma formação para além da formação técnica: uma formação humana integral. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e utilizou como procedimento a aplicação de entrevistas abertas. Ouviram-se treze egressos do curso técnico integrado em agropecuária das turmas de 2012 a 2018, entre os meses de fevereiro e março de 2019. As informações coletadas subsidiaram a produção de um documentário, produto educacional, e serviu de base para a composição da dissertação, requisitos para a obtenção do título de Mestre do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Os resultados da pesquisa apontam para o desconhecimento dos egressos do conceito formação humana integral, embora percebam que vivem em um país extremamente desigual e preconceituoso. A formação técnica, pelas poucas possibilidades de atividades no decorrer do curso, foi apresentada como “deficiente” para 40%, sobretudo na parte prática, embora a formação teórica tenha sido considerada positiva. Os egressos apontaram a atuação dos professores, especialmente das disciplinas da área de ciências humanas, como sendo aqueles que provocaram discussões e debates de temas relevantes e que foram os que mais contribuíram para a reflexão sobre as suas vidas, existências e projetos de futuro. Conclui-se, assim, que o IFAM/CMA, ainda precisa responder a uma formação técnica mais eficiente – sobretudo no aspecto da formação prática –, contudo, por meio de sua estrutura física e do corpo de profissionais, exerce um papel fundamental na formação das novas gerações de maueenses, ao provocar reflexão para os problemas urgentes da sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2019-12-27T21:12:07Z No. of bitstreams: 1 O curso integrado em Agropecuária do IFAM Campus Maués e a formação humana integral-desafios e_Oliveira_2019.pdf: 10957940 bytes, checksum: 2d829b05ebb97ff65f20b32facf43e70 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-27T21:12:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O curso integrado em Agropecuária do IFAM Campus Maués e a formação humana integral-desafios e_Oliveira_2019.pdf: 10957940 bytes, checksum: 2d829b05ebb97ff65f20b32facf43e70 (MD5) Previous issue date: 2019-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação técnica e humanapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica - Egressospt_BR
dc.subjectCurso Técnico Integrado em Agropecuáriapt_BR
dc.subjectCampus Mauéspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO curso integrado em agropecuária do IFAM Campus Maués e a formação humana integral: desafios e perspectivas de um campus do interior do estado do Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O curso integrado em Agropecuária do IFAM Campus Maués e a formação humana integral-desafios e_Oliveira_2019.pdfDissertação_Mestrado Profissional10,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.