Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/37
Tipo: Dissertação
Título: Percursos de autoria de professores no ensino tecnológico
Autor(es): Santos, Antonio Paulino dos
Primeiro Orientador: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Ponciano, Nilton Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Irlane Maia de
Resumo: Este trabalho tem caráter qualitativo e a intenção de investigar os episódios que são possíveis de serem narrados sobre percursos de autoria do pesquisador e de outros atores (professores do IFAM campus Lábrea) quando contam sobre suas histórias de professor, o que gera a necessidade de que aqueles narrem episódios sobre os percursos decorrentes de suas histórias de professor. Para atingir esse objetivo geral serão sistematizadas informações relacionadas ao período em que atuei como professor, evidenciando episódios marcantes durante o percurso de autoria, considerando as especificidades da minha cidade de origem e serão narrados e apresentados os percursos de autoria de professores que atuam no IFAM campus Lábrea. No primeiro momento, será realizada a devida revisão bibliográfica acerca de percursos de autoria. Em seguida, o pesquisador sistematizará seus episódios marcantes através de suas memórias, com documentos, fotografias, excertos de textos, dentre outros (narrativa autobiográfica). As narrativas dos demais sujeitos serão obtidas a partir de rodas de conversa gravada, sendo os textos transcritos e realizados pontos e contrapontos entre os percursos do pesquisador e dos demais sujeitos, evidenciando as devidas análises de discurso, o que poderá além de gerar documentação para o IFAM campus Lábrea; a ressignificação das práticas pedagógicas dos professores e subsidiará uma proposta de curso de curta duração como produto da dissertação, o que permitirá que professores do Ensino Tecnológico e leitores em geral, enxerguem- se autores de suas próprias histórias
Abstract: This work has a qualitative character and the intention to investigate the episodes that are possible to be narrated about the authorship of the researcher and other actors (teachers of IFAM campus Lábrea) when they tell about their teacher stories, which generates the need for those to narrate episodes about the paths derived from their teacher stories. In order to achieve this general objective, information related to the period in which I acted as a teacher will be systematized, highlighting important episodes during the course of authorship, considering the specificities of my home city, and will be narrated and presented the authorship courses of professors who work at IFAM campus Lábrea. At the first moment, a proper bibliographic review will be carried out on authorship paths. Then the researcher will systematize his remarkable episodes through his memoirs, with documents, photographs, excerpts of texts, among others (autobiographical narrative). The narratives of the other subjects will be obtained from recorded conversation wheels, the texts being transcribed and made points and counterpoints between the paths of the researcher and the other subjects, evidencing the proper discourse analysis, which may, in addition to generating documentation for the subject IFAM campus Lábrea; the re-signification of the pedagogical practices of teachers and subsidize a proposal of a short course with a dissertation product, which will allow teachers of Technological Teaching and readers in general to see authors of their own stories.
Palavras-chave: (Auto)Formação de Professores
Ensino tecnológico
Percursos de Autoria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/37
Data do documento: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percursos de autoria de professores no ensino tecnológicopdfa.pdfDissertação - Documento principal7,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.