Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/367
Tipo: Outro
Título: Curso de formação continuada em educação especial para coordenadores do NAPNE
Título(s) alternativo(s): Continued training course in special education for NAPNE coordinators
Autor(es): Costa, Luana Ugalde da
Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Primeiro Orientador: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Ana Claudia Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Bandeira, Salete Maria Chalub
Resumo: O coordenador do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas ( colabora diretamente com o processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência nas instituições da Rede Federal Faz parte de suas competências identificar os alunos com deficiência na instituição, auxiliar na adaptação de materiais acessíveis, orientar a prática docente para uma atuação inclusiva, entre outros Entende se que ações de formação continuada destinadas a coordenadores do NAPNE se mostram um importante recurso na busca de uma instituição inclusiva O “Curso de Formação Continuada em Educação Especial para Coordenadores do NAPNE” tem o objetivo de colaborar com a formação continuada em Educação Especial de coordenadores do NAPNE e, consequentemente, fortalecer o processo de inclusão de pessoas com deficiência nas instituições da Rede Federal O curso proposto possui carga horária de 84 horas e está organizado em 13 encontros Apresentamos os procedimentos necessários para a realização dos encontros formativos, bem como os Roteiros de Aprendizagem que auxiliam o participante na elaboração de ações baseadas nos temas abordados nos encontros O curso teve origem em uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico com coordenadores do NAPNE do IFAC e configura se como produto da pesquisa Nossa perspectiva é que este material colabore para a oferta de formação continuada em Educação Especial para coordenadores do NAPNE instituições da Rede Federal.
Abstract: The coordinator of the Nucleus of Assistance to People with Specific Needs (collaborates directly with the process of inclusion of people with disabilities in the institutions of the Federal Network It is part of its competencies to identify students with disabilities in the institution assist in the adaptation of accessible materials and guide the teaching practice for an inclusive action among others It is understood that continuous training actions directed to NAPNE coordinators are an important resource in the search for an inclusive institution The Continuing Education in Special Education for Coordinators of NAPNE" aims to collaborate with the continuing education in Special Education of NAPNE coordinators and consequently to strengthen the process of inclusion of people with disabilities in the institutions of the Federal Network The proposed course has a workload of 84 hours and it is organized in 13 meetings We presented the necessary procedures for the accomplishment of the formative meetings, as well as the Learning scripts that help the participant in the elaboration of actions based on the topics addressed in the meetings The course originated in a research developed in the Professional Master's in Technological Teaching with coordinators of the NAPNE of IFAC and is configured as a research product Our perspective is that this material contributes to the provision of continuing education in Special Education for NAPNE coordinators and consequently reinforce the process of inclusion of people with disabilities in the institutions of the Federal Network.
Palavras-chave: NAPNE
Educação especial
Educação inclusiva
Formação continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: COSTA, Luana Ugalde da; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Curso de formação continuada em educação especial para coordenadores do NAPNE. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/367
Data do documento: 13-Abr-2018
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Curso de formação continuada em educação especial para coordenadores do NAPNE.pdfProduto educacional2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.