Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/364
Tipo: Outro
Título: Programação para administração de redes de computadores: guia didático para professores
Título(s) alternativo(s): Programming for computer networks administration
Autor(es): Oliveira, Silmar Antonio Buchner de
Mendonça, Andréa Pereira
Primeiro Orientador: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Elloá Barreto Guedes da
Resumo: Neste guia apresentamos uma proposta de ensino-aprendizagem de programação para administração de Redes de Computadores, considerando o contexto de Cursos Superiores na área de Computação. Trata-se de um produto educacional oriundo de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro e destina-se a professores de cursos superiores em computação que lecionem disciplinas de redes Redes de computadores. Elaboramos esta proposta como uma alternativa que proporcione um aprendizado prático para disciplinas de Redes de Computadores lecionadas em cursos superiores, onde o estudante aprende a solucionar problemas de Redes de Computadores com o emprego de Programação, colocando a “mão na massa”. Além de proporcionar um incremento no aprendizado tanto no domínio de Redes de Computadores quanto em Programação, esta proposta de ensino oferece ao estudante o aprimoramento de habilidades que são exigidas no mundo profissional. Para alcançar estas metas e colocar o estudante no centro do seu aprendizado, adotamos o formato de sala de aula invertida onde o estudante exercita a teoria fora do ambiente da sala de aula, e, presencialmente, utiliza o tempo e a interação com o professor para resolver problemas práticos envolvendo monitoramento de equipamentos de redes e ações de usuários, análise de logs, sincronismo de dados e emissão automática de mensagens de alertas. Para que outros professores possam reproduzir esta experiência, criamos este guia onde disponibilizamos todo o material necessário, incluindo videoaulas, Roteiros de Aprendizagem, orientações para criação de laboratório virtual, links, tutoriais e sugestões sobre procedimentos gerais. Além disso, oferecemos um conjunto de orientações para estudantes, a fim de que os professores possam orientá-los sobre como desenvolver o seu potencial e alcançar melhores resultados de aprendizagem.
Abstract: In this guide we present a teaching-learning proposal of programming for Computer Network administration, considering the context of undergraduate courses in Computing area. This is an educational product from a research developed in the Professional Master's Degree in Technology Teaching (MPET) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro and is intended for teachers of higher education in computing that teach disciplines of Computer Networks. We did this proposal as an alternative that provides a practical learning for disciplines of Computer Networks taught in higher courses, where the student learns to solve problems of Computer Networks with the use of Programming, with "hands on" approach. In addition to providing an increase in learning in both Computer Networks and Programming, this teaching proposal offers the student the skills improvement that is required in the professional world. To achieve these goals and place the student at the center of their learning, we adopted the flipped classroom format where students exercises the theory outside the classroom environment, while in class use the time and interaction with the teacher to solve practical problems involving the monitoring of network equipments and user actions, log analysis, synchronization of data and automatic issuance of alert messages. In order for other teachers to reproduce this experience, we created this guide where we provide all the required material, including videos, learning guides, guidelines for virtual laboratory creation, links, tutorials and suggestions on general procedures. In addition, we offer a set of student orientations so that teachers can guide them on how to develop their potential and achieve better learning outcomes.
Palavras-chave: Redes de computadores
Programação para redes de computadores
Curso superior - Computação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: OLIVEIRA, Silmar Antonio Buchner de; MENDONÇA, Andréa Pereira. Programação para administração de redes de computadores: guia didático para professores. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/364
Data do documento: 19-Dez-2018
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Programação para administração de redes de computadores-guia didático para professores.pdfProduto educacional4,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.