Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/362
Tipo: Outro
Título: Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Guide for instrumentalization on of interpretive trails for teaching-learning process
Autor(es): Barreto, Laís Cássia Monteiro de Souza
Marques, Jean Dalmo de Oliveira
Primeiro Orientador: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Monteiro, Maria Terezinha Ferreira
Resumo: Este guia, intitulado “Trilha Interpretativa em Unidade de Conservação: Espaço Pedagógico para o Ensino de Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia é o produto da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (Campus Manaus - Centro). O objetivo deste guia é orientar professores e alunos que almejem desenvolver estudos em trilhas interpretativas em ambiente naturais. Apresenta orientação para instrumentalizá-las, bem como procedimentos para o processo de ensino-aprendizagem nas temáticas Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia, oportunizando experiências realizadas em uma Unidade de Conservação (UC). Pretendemos também, divulgar a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda gerenciada pelo instituto SOKA- CEPEAM, com características singulares, dentro do perímetro urbano da cidade de Manaus e ainda pouco conhecida pela população, que tem potencial para ser utilizado para pesquisas dessa natureza, principalmente, para o desenvolvimento de aulas de campo. O guia possui também planos de aulas, instruções para a elaboração de sinalização de trilhas interpretativas por meio de oficina pedagógica.
Palavras-chave: Trilhas interpretativas
Reserva particular do patrimônio natural
Gestão ambiental
Ecologia - Amazônia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: BARRETO, Laís Cássia Monteiro de Souza; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira. Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/362
Data do documento: 30-Nov-2018
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem.pdfProduto educacional4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.