Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/362
metadata.dc.type: Produtos
Title: Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem
Other Titles: Guide for instrumentalization on of interpretive trails for teaching-learning process
metadata.dc.creator: Barreto, Laís Cássia Monteiro de Souza
Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Monteiro, Maria Terezinha Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Este guia, intitulado “Trilha Interpretativa em Unidade de Conservação: Espaço Pedagógico para o Ensino de Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia é o produto da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (Campus Manaus - Centro). O objetivo deste guia é orientar professores e alunos que almejem desenvolver estudos em trilhas interpretativas em ambiente naturais. Apresenta orientação para instrumentalizá-las, bem como procedimentos para o processo de ensino-aprendizagem nas temáticas Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia, oportunizando experiências realizadas em uma Unidade de Conservação (UC). Pretendemos também, divulgar a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda gerenciada pelo instituto SOKA- CEPEAM, com características singulares, dentro do perímetro urbano da cidade de Manaus e ainda pouco conhecida pela população, que tem potencial para ser utilizado para pesquisas dessa natureza, principalmente, para o desenvolvimento de aulas de campo. O guia possui também planos de aulas, instruções para a elaboração de sinalização de trilhas interpretativas por meio de oficina pedagógica.
Keywords: Trilhas interpretativas
Reserva particular do patrimônio natural
Gestão ambiental
Ecologia - Amazônia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: BARRETO, Laís Cássia Monteiro de Souza; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira. Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/362
Issue Date: 30-Nov-2018
Appears in Collections:MPET - Produtos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem.pdfProduto educacional4,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.