Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/362
Tipo: | Outro |
Título: | Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Guide for instrumentalization on of interpretive trails for teaching-learning process |
Autor(es): | Barreto, Laís Cássia Monteiro de Souza Marques, Jean Dalmo de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Marques, Jean Dalmo de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marques, Jean Dalmo de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
metadata.dc.contributor.referee3: | Monteiro, Maria Terezinha Ferreira |
Resumo: | Este guia, intitulado “Trilha Interpretativa em Unidade de Conservação: Espaço Pedagógico para o Ensino de Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia é o produto da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (Campus Manaus - Centro). O objetivo deste guia é orientar professores e alunos que almejem desenvolver estudos em trilhas interpretativas em ambiente naturais. Apresenta orientação para instrumentalizá-las, bem como procedimentos para o processo de ensino-aprendizagem nas temáticas Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia, oportunizando experiências realizadas em uma Unidade de Conservação (UC). Pretendemos também, divulgar a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda gerenciada pelo instituto SOKA- CEPEAM, com características singulares, dentro do perímetro urbano da cidade de Manaus e ainda pouco conhecida pela população, que tem potencial para ser utilizado para pesquisas dessa natureza, principalmente, para o desenvolvimento de aulas de campo. O guia possui também planos de aulas, instruções para a elaboração de sinalização de trilhas interpretativas por meio de oficina pedagógica. |
Palavras-chave: | Trilhas interpretativas Reserva particular do patrimônio natural Gestão ambiental Ecologia - Amazônia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | BARRETO, Laís Cássia Monteiro de Souza; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira. Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/362 |
Data do documento: | 30-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem.pdf | Produto educacional | 4,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.