Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/361
Tipo: Dissertação
Título: Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na docência: a formação continuada no Instituto Federal do Acre - IFAC Campus Rio Branco
Autor(es): Paiva, Uthant Benício de
Primeiro Orientador: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Farias, Cleilton Sampaio de
Resumo: Esta dissertação configura-se em uma pesquisa de linha formativa, com o tema: Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC na Docência: A Formação Continuada no Instituto Federal do Acre - IFAC Campus Rio Branco. Entende-se que um dos desafios dos professores do ensino médio integrado do Campus Rio Branco seja o de inserir as Tecnologias Digitais em suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, a ausência da formação continuada é que se constituiria em um elemento que poderia dificultar a prática docente. Investiga-se também, a busca e o interesse dos professores por uma formação continuada em tecnologias digitais no âmbito do Campus Rio Branco. Para isso definiu-se o seguinte objetivo geral: investigar a formação continuada de professores do ensino médio integrado através da análise das formações ofertadas pelo Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco, assim como, desenvolver um roteiro formativo em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para os professores da educação básica, técnica e tecnológica - EBTT em serviço, como ferramentas pedagógicas para o ensino. Tendo com objetivos específicos: i) investigar como se dá a formação continuada dos professores do Instituto Federal do Acre, bem como, as características da formação continuada do Campus Rio Branco no recorte temporal de 2015 a 2017; ii) analisar a formação continuada de Professores e o uso das tecnologias na prática docente a partir de autores como: Imbernón, (2006, 2010), Tardif (2014), Tardif e Lessard (2014), Nóvoa (1992), Tori (2010), Moran (2013), dentre outros autores; iii) diagnosticar, através de questionário, o uso das TDIC pelos docentes do Campus Rio Branco, assim como os processos de formação continuada dos professores participantes; iv) construir uma proposta de Formação Continuada de Professores com o uso das TDIC para sua prática educativa. Esta é uma pesquisa qualitativa e foi realizada no IFAC campus Rio Branco onde selecionou como sujeitos da pesquisa professores da educação básica, técnica e tecnológica do ensino médio integrado – EMI. O período de realização da pesquisa se deu de junho de 2017 a fevereiro de 2018. Durante a pesquisa foram utilizados diversos instrumentos de coleta de dados, tais como questionários (Google Forms), análise documental. Identificou-se a partir do questionário diagnóstico a pertinência e o anseio por parte dos docentes por formação continuada em TDIC. O questionário subsidiou também a elaboração de um Roteiro Formativo sobre ferramentas educacionais em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para prática de ensino dos professores da educação básica técnica e tecnológica do curso integrado do IFAC. O roteiro está organizado em cinco encontros formativos presenciais, constituindo o produto dessa pesquisa. Este Roteiro pode ser aplicado a qualquer grupo de professores que queira aprimorar suas práticas educativas.
Abstract: This dissertation is based on a research of a formative line, with the theme: Use of Digital Technologies of Information and Communication - TDIC in Teaching: Continuing Education at the Federal Institute of Acre - IFAC Campus Rio Branco. It is understood that one of the challenges of the integrated high school teachers of Rio Branco Campus is to insert the Digital Technologies in their pedagogical practices. In this sense, the absence of continuing education is that it would constitute an element that could hamper teaching practice. We also investigate the search and interest of teachers for continuing education in digital technologies within the Rio Branco Campus. The following general objective was defined: to investigate the continuing education of integrated high school teachers through the analysis of the courses offered by the Federal Institute of Acre, Rio Branco Campus, as well as to develop a training course on Digital Information and Communication Technologies for teachers of basic, technical and technological education - EBTT in service, as pedagogical tools for teaching. Having specific objectives: i) to investigate how the continuing education of the teachers of the Federal Institute of Acre, as well as the characteristics of the continuing training of Campus Rio Branco, in the temporal cut of 2015 to 2017; (1998), Tardif (2014), Tardif and Lessard (2014), Nóvoa (1992), Tori (2010) ), Moran (2013), among other authors; iii) diagnose, through a questionnaire, the use of TDIC by the Rio Branco Campus teachers, as well as the ongoing training processes of the participating teachers; iv) construct a proposal of Continuing Teacher Training with the use of TDICs for their educational practice. This is a qualitative research and was held at the IFAC campus in Rio Branco where he selected as subjects of the research teachers of basic education, technical and technological integrated middle school - EMI. The research period lasted from June 2017 to February 2018. During the research, several data collection instruments were used, such as questionnaires (Google Forms), documentary analysis. It was identified from the diagnostic questionnaire the pertinence and the desire on the part of the teachers for continued formation in TDIC. The questionnaire also subsidized the elaboration of a Formative Roadmap on educational tools in Digital Information and Communication Technologies for teaching practice of the technical and technological basic education teachers of the IFAC integrated course. The script is organized in five face-to-face training meetings, constituting the product of this research. This Roadmap can be applied to any group of teachers who wish to improve their educational practices.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Docentes da educação básica técnica e tecnológica
Formação continuada
Cursos técnicos integrados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: PAIVA, Uthant Benício de. Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na docência: a formação continuada no Instituto Federal do Acre – IFAC Campus Rio Branco. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/361
Data do documento: 13-Abr-2018
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.