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Tipo: Dissertação
Título: Trilha interpretativa em Unidade de Conservação: espaço pedagógico para o ensino de gestão ambiental e ecologia na Amazônia
Autor(es): Barreto, Laís Cássia Monteiro de Souza
Primeiro Orientador: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Monteiro, Maria Terezinha Ferreira
Resumo: No esforço de combater a destruição dos ecossistemas estão os projetos e pesquisa relacionados a conservação do ambiente e sobre o ensino para a conservação. Entendendo a importância do ensino para a conservação, desenvolvemos o estudo em Unidades de Conservação dando ênfase nas Trilhas Interpretativas – TI’s, desenvolvendo assim uma aliança entre o ensino curricular integrado com ambientes naturais por meio de aulas práticas de campo com uso das TI’s como espaço pedagógico. O contato direto com o objeto de estudo e com as práticas de campo como metodologia podem proporcionar uma melhor assimilação dos conteúdos. Sendo assim, chegamos a problemática: Como proporcionar processos de ensino-aprendizagem conciliando aulas teóricas, de campo e laboratório para o ensino e aprendizagem nas disciplinas de Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia? Onde o objetivo geral do estudo foi investigar como o uso de trilhas interpretativas pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Gestão ambiental e Ecologia da Amazônia. Os objetivos específicos foram 1) Utilizar trilhas interpretativas como espaço pedagógico para desenvolver aulas teóricas e práticas sobre conceitos, processos e interações ecológicas e ambientais; 2) Promover coletas de solo, liteira, proporcionando alternativa de ensino e aprendizado contextualizado com a região amazônica a partir da utilização dos nossos recursos naturais; 3) Instrumentalizar trilhas interpretativas para a educação com base na percepção ambiental; 4) Elaborar um Guia de instrumentalização de trilhas para compreensão dos conceitos relacionados a Gestão Ambiental e Ecologia da Amazonia, utilizando a fauna, flora, solo e recursos hídricos existentes nas TIs como recurso de ensino e aprendizagem de Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia. A pesquisa foi desenvolvida na UC de categoria Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN intitulada Dr. Daisaku Ikeda e gerenciada pelo Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas – CEPEAM e Instituto Soka. Os sujeitos da pesquisa foram 10 alunos na disciplina de Gestão Ambiental e 20 alunos da disciplina de Ecologia da Amazônia graduandos pertencentes a Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Centro. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa. Utilizando-se questionários, roteiros de aula e fichas de campo como instrumentos de coleta. O percurso metodológico foi o levantamento diagnóstico, a intervenção e a verificação da aprendizagem. Para a etapa de intervenção foram utilizadas aulas expositivas dialogadas em sala de aula, e em laboratório no IFAM Campus Centro e aulas de campo nas TIs na RPPN Dr. Daisaku Ikeda. Do mesmo modo, a verificação da aprendizagem se deu por meio de questionários e oficina de sinalização. Os resultados demonstram que ocorreu a aprendizagem acerca dos assuntos selecionados e trabalhados nas TIs, além de contribuir para sensibilizar os alunos para o uso de TIs em UC como espaço pedagógico destinado a visitas de instituições de ensino.
Abstract: In the effort to combat the destruction of ecosystems are projects and research related to conservation of the environment and conservation education. Understanding the importance of teaching for conservation, we developed the study in Conservation Units with emphasis on the Interpretive Tracks - TI's, thus developing an alliance between integrated curricular teaching with natural environments through practical field lessons with the use of IT as a pedagogical space. The direct contact with the object of study and with the field practices as methodology can provide a better assimilation of the contents. Thus, we come to the problematic: How to provide teaching-learning processes reconciling theoretical, field and laboratory classes for teaching and learning in the disciplines of Environmental Management and Ecology of the Amazon? Where the general objective of the study was to investigate how the use of interpretive trails can contribute in the teaching-learning process of Environmental Management and Ecology of the Amazon. The specific objectives were to use interpretive trails as a pedagogical space to develop theoretical and practical classes on ecological, ecological and environmental concepts, processes and interactions; 2) To promote collections of soil, litter, providing alternative teaching and contextualized learning with the Amazon region from the use of our natural resources; 3) To implement interpretive trails for education based on environmental perception; 4) To elaborate a Guide for instrumentalization of tracks to understand the concepts related to Environmental Management and Ecology of the Amazon, using the fauna, flora, soil and water resources existing in the TIs as a teaching and learning resource of Environmental Management and Ecology of the Amazon. The research was developed in the UC of the category Private Reserve of Natural Heritage - RPPN entitled Dr. Daisaku Ikeda and managed by the Center for Environmental Research and Studies of Amazonas - CEPEAM and Soka Institute. The subjects of the research were 10 students in the discipline of Environmental Management and 20 students of the discipline of Ecology of the Amazon graduates belonging to the Degree in Biological Sciences of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM Campus Center. The methodology used had a qualitative approach. Using questionnaires, lesson plans and field records as collection instruments. The methodological course was the diagnostic survey, the intervention and the verification of the learning. For the intervention stage, the lectures were used in the classroom and in the laboratory at the IFAM Campus Center and field classes in the TIs at RPPN Dr. Daisaku Ikeda. Likewise, the verification of learning took place through questionnaires and a signaling workshop. The results show that learning about the subjects selected and worked on the TIs has taken place, in addition to contributing to sensitize students to the use of IT in UC as a pedagogical space for visits by educational institutions.
Palavras-chave: Trilha interpretativa
Ensino de Biologia
Aulas de campo
Unidades de Conservação.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: BARRETO, Laís Cássia Monteiro de Souza. Trilha interpretativa em Unidade de Conservação: espaço pedagógico para o ensino de gestão ambiental e ecologia Amazônia. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/356
Data do documento: 30-Nov-2018
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