Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/352
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas de professores da Educação de Jovens e Adultos: retrato do CEJA Jacira Caboclo
Autor(es): Cavalcante Filho, João da Costa
Primeiro Orientador: Ponciano, Nilton Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Ponciano, Nilton Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee3: Gonçalves, Carolina Brandão
Resumo: Esta pesquisa se apresenta com a intenção de compreender a construção do retrato sociológico de uma instituição de ensino: o CEJA Jacira Caboclo, a partir das narrativas de quatro professores, no contexto de atuação docente na educação de jovens e adultos (EJA). Assim, o referencial teórico-metodológico da pesquisa se realizou através de uma abordagem que colaborasse com os objetivos de nossa pesquisa que foram ancoradas no referencial dos retratos sociológico (LAHIRE, 2004). Para isso, primou-se pela construção do retrato docente do pesquisador que, em suas narrativas, mostra-se nos contextos de vida pessoal e profissional. Dessa forma, as narrativas dos professores da educação de jovens e adultos se tornaram referenciais para a construção do retrato sociológico do CEJA Jacira Caboclo, em sintonia com a vida pessoal e profissional desses educadores. Nesta perspectiva, a análise dos percursos se pautou em duas linhas de investigação: a) A primeira se primou pela exploração da pessoa e profissional atuante na educação de jovens e adultos (EJA), analisando, por isso, os contextos das origens familiares, a motivação pela escolha da profissão docente, o exercício da docência como trabalho e a atuação docente na educação de jovens e adultos. b) A segunda, na perspectiva de que as narrativas dos professores da EJA revelaram a existência de profissionais comprometidos com os contextos desafiantes da educação de jovens e adultos. Desse modo, os professores da EJA devem ser valorizados, pois desejam contribuir com o sucesso do alunado formado por jovens e adultos que, em algum momento da vida tiveram dificuldades de toda ordem para estudar na idade prevista, e retornam à escola a fim de completar sua formação diante das exigências do mundo do trabalho. Portanto, o retrato sociológico do CEJA Jacira Caboclo revela um espaço de possibilidades em torno da formação de professores a partir de suas experiências pessoais e profissionais diante do quadro de total ausência de formação continuada em serviço pelos órgãos competentes na construção de um itinerário formativo.
Abstract: This research is presented with the intention to understand the construction of the sociological portrait of an educational institution: the CEJA Jacira Caboclo, from the narratives of four teachers, in the context of practice teaching in adult education (EJA). Thus, the theoretical-methodological research carried out through an approach that collaborate with our research objectives that were anchored in the benchmark of sociological portraits (LAHIRE, 2004). For that, by the construction of personalised teaching portrait of the researcher who, in their narratives, shows up in the contexts of personal and professional life. In this way, the teachers ' narratives of adult and youth education have become benchmarks for the construction of the sociological portrait of CEJA Jacira Caboclo, in line with the personal and professional lives of these educators. In this perspective, the analysis of the routes if marked in two lines of investigation:) the first if has excelled by exploiting the person and Professional active in youth and adult education (EJA), analyzing, so, the contexts of family origins, the motivation for the choice of the teaching profession, the exercise of teaching as work and teaching in adult and youth education. (b)) the second, from the perspective that the narratives of the teachers of the EJA revealed the existence of professionals committed to challenging contexts of adult and youth education. In this way, teachers of adult and youth education must be valued because they wish to contribute to the success of students formed by young people and adults who, at some point in life had difficulties of all kinds to study at age, and return to school in order to complete your training on the requirements of the world of work. Therefore, the sociological portrait of CEJA Jacira Caboclo reveals a space of possibilities around the training of teachers from their personal and professional experiences on the picture of total absence of continuing training in service by the competent organs in the construction of a training itinerary.
Palavras-chave: Narrativas de professores
Retratos sociológicos
Formação continuada
EJA- Educação de Jovens e Adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: CAVALCANTE FILHO, João da Costa. Narrativas de professores da Educação de Jovens e Adultos: retrato do CEJA Jacira Caboclo. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/352
Data do documento: 18-Dez-2018
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas de professores da Educação de Jovens e Adultos-retrato do CEJA Jacira Caboclo.pdfDissertação1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.