Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/350
Tipo: | Outro |
Título: | Plano de Atividades para Telecentros (PAT): guia para o desenvolvimento de habilidades digitais com o uso do Scratch |
Título(s) alternativo(s): | Guide to the development of digital skills with the use of Scratch |
Autor(es): | Santana, Iêda Lucia de Oliveira Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva |
Primeiro Orientador: | Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cabral Neto, João dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lima, Eliane Batista de |
Resumo: | O Plano de Atividades para Telecentros (PAT) é um produto educacional referente à pesquisa O uso do Scratch no desenvolvimento de habilidades digitais: uma proposta para a organização do trabalho pedagógico de coordenadores de Telecentros. Essa proposta foi concebida com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de habilidade de digitais dos coordenadores de Telecentros, a fim de torná-los multiplicadores de ações inovadoras nas escolas onde atuam. O PAT é constituído dos seguintes elementos: Questionário Diagnóstico, Rubrica de (auto) avaliação dos níveis de habilidades digitais, Roteiro de Aprendizagem e Roteiro para elaboração de projetos nos Telecentros. Apesar de ter sido concebido para uso nos Telecentros, o PAT pode ser adaptado a outros ambientes educacionais e utilizado por outros profissionais, tais como professores, pedagogos, assessores pedagógicos e todos os que fazem parte da equipe escolar. |
Abstract: | The Telecenters Activities Plan (PAT) is an educational product referring to the use of Scratch in the development of digital skills: a proposal for the organization of the pedagogical work of Telecenters coordinators. This proposal was conceived with the objective of contributing to the digital skill development of the Telecenters coordinators in order to make them multipliers of innovative actions in the schools where they work. The PAT is made up of the following elements: Diagnostic Questionnaire, Evaluation of the digital skills levels, Learning Roadmap and Roadmap for the development of projects in the Telecenters. Although designed for use in, PAT can be adapted to other educational environments and used by other professionals Telecenters, such as teachers, pedagogues, pedagogical advisors and all those who are part of the school team. |
Palavras-chave: | Telecentros Organização do trabalho pedagógico Scratch Roteiro de aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | SANTANA, Iêda Lucia de Oliveira; COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Plano de Atividades para Telecentros (PAT): guia para o desenvolvimento de habilidades digitais com o uso do Scratch. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/350 |
Data do documento: | 26-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Plano de Atividades para Telecentros-guia para o desenvolvimento de habilidades digitais como o uso do Scratch.pdf | Produto educacional | 3,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.