Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/348
Tipo: | Outro |
Título: | O teatro científico como organizador prévio de conceitos da eletrostática: manual de orientação ao professor |
Título(s) alternativo(s): | The scientific yheater as a previous organizer of electrostatic concepts teacher orientation manual |
Autor(es): | Nascimento, Erlande D’Ávila do Cabral Neto, João dos Santos |
Primeiro Orientador: | Cabral Neto, João dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cabral Neto, João dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
metadata.dc.contributor.referee3: | Litaiff, Fabian Cardoso |
Resumo: | O manual “O teatro científico como organizador prévio de conceitos da eletrostática: Manual de Orientação ao Professor, é o produto da pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM. A proposta deste manual, é apresentar o teatro científico como um instrumento capaz de proporcionar ao professor trabalhar os conceitos de força, energia e campo que são conhecimentos prévios fundamentais no estudo do Eletromagnetismo, no conteúdo eletrostática de forma a favorecer a compreensão dos conhecimentos prévios dos alunos, trabalhando o potencial lúdico, a expressão e a comunicação perspicaz. Dessa forma, o teatro científico como organizador prévio, pode ser considerado um espaço para aulas diferentes, aulas que incentivam a produção de conhecimento em ambientes não-formais, podendo convergir de uma aula expositiva para um ambiente lúdico que estimula a memória, atenção, a concentração e que promova nos alunos a aprendizagem de novos conhecimentos. |
Abstract: | The manual "The scientific theater as a previous organizer of electrostatic concepts: Manual of Orientation to the teacher, is the product of the research carried out during the Professional Master's in Technological Teaching developed by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas- IFAM. The purpose of this manual is to present the scientific theater as an instrument capable of providing the teacher with the concepts of force, energy and field that are fundamental knowledge in the study of electromagnetism , in the electrostatic content in order to favor the understanding of previous knowledge of the students, working the playful potential, expression and insightful communication. In this way, the scientific theater as a previous organizer can be considered a space for different classes, classes that encourage the production of knowledge in non-formal environments, being able to converge from an expositive class to a playful environment that stimulates memory, attention, students to learn new knowledge. |
Palavras-chave: | Teatro Científico Organizador prévio Eletrostática Lúdico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | NASCIMENTO, Erlande D’Ávila do; CABRAL NETO, João dos Santos. O teatro científico como organizador prévio de conceitos da Eletrostática: manual de orientação ao professor. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/348 |
Data do documento: | 27-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O teatro científico como organizador prévio de conceitos da eletrostática.pdf | Produto educacional | 5,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.