Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/347
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Música integrando conhecimentos botânicos e ambientais
metadata.dc.creator: Teixeira, Janio Carlos Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Bührnheim, Cristina Motta
metadata.dc.description.resumo: A Botânica é uma das mais antigas ciências aplicadas pela humanidade e, nesse sentido, caminha com um paradigma em relação a sua aplicabilidade no que concerne a abordagens teórico/metodológico em sala de aula, ocasionando desinteresse por parte dos discentes, em virtude da falta de contextualização e das atividades práticas necessárias para a compreensão da importância dos vegetais para o meio ambiente. Diante deste contexto, este trabalho pretendeu desenvolver alternativas didáticas em forma de repertório musical para aulas de biologia, utilizando a temática de botânica como contribuição à Educação Ambiental. Nesse sentido, a utilização da música como recurso didático pôde aproximar os alunos das temáticas através de uma abordagem que associasse o seu universo sócio cultural com os conteúdos propostos. Nessa conjuntura, referindo-se às abordagens utilizadas no processo, assim como as metodologias que nortearam a pesquisa, pretendeu-se, inicialmente, diagnosticar como as questões ambientais são desenvolvidas durante a vida escolar com discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) e do Ensino Médio Técnico Integrado em Química (IQUI) do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Centro (IFAM/CMC). Desta forma com as informações necessárias para a aplicação de um questionário no Ensino Médio e na LCB formação de professores em termos de conteúdo essencial para a formação básica de professores. Logo após foi realizado um processo interventivo que consistiu em três etapas. A primeira em aplicar uma aula teórica sobre a temática abordando as noções de botânica necessárias à compressão do meio ambiente. A segunda etapa relacionada com uma abordagem sobre o envolvimento com música através da apreciação e manuseio de instrumentos musicais. A terceira etapa visou a construção de um repertório por meio da intervenção realizada com os alunos com musicais envolvendo a temática. Como resultado desse desdobramento e, após as etapas anteriores foi elaborado um recurso didático musical através de uma cartilha e um CD incluso com músicas fruto dessa experiência, para que professores e alunos de biologia possam trabalhar os conteúdos em sala de aula a partir dessa abordagem.
Abstract: Botany is one of the oldest sciences applied by mankind and, in this sense, walks with a paradigm in relation to its applicability do not refer to theoretical / methodological approaches in the classroom, causing students to be uninterested due to the lack of contextualization and practical activities for an understanding of the importance of vegetables to the environment. This program is designed to develop didactic forms in the form of a musical repertoire for biology classes, using economics as Environmental Education. In this sense, the use of music as a resource can bring students closer to the themes through an approach that brings their socio-cultural universe closer to the proposed contents. NBA, as it refers to methodologies that guide research, are initially intended as diagnoses as environmental issues were developed during the school life with speeches of the course in Biological Sciences (LCB) and Technical High School Integrated in Chemistry (IQUI) of the Federal Institute of Science, Education and Technology of Amazonas - Campus Manaus Center (IFAM / CMC). In this way we will have information that is necessary for an application not High School and in the LCB training of teachers in terms of essential content for a basic training of teachers. Logo after an intervention process that consists of three stages. The first is to apply a theoretical lecture on the subject addressing as notions of basic medicine for the compression of the environment. The second step relates to an approach on engagement with music through the appreciation and manipulation of musical instruments. In the third stage will be built a repertoire by the students with music involving the theme. After previous steps, a musical didactic resource is developed so that biology teachers based on classroom contents from experience.
Keywords: Botânica
Educação Ambiental
Ensino de Biologia
Música
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citation: TEIXEIRA, Janio Carlos Ramos. Música integrando conhecimentos botânicos e ambientais. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/347
Issue Date: 28-Mar-2018
Appears in Collections:MPET-Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Música integrando conhecimentos botânicos e ambientais.pdfDissertação1,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.