Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/346
Tipo: Dissertação
Título: Validação de jogos didáticos utilizados para o ensino de Química
Autor(es): Carvalho, Francimary Cabral
Primeiro Orientador: Chaves, Edson Valente
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Mendonça, Rogete Batista e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Chaves, Edson Valente
metadata.dc.contributor.referee2: Ponciano, Nilton Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Castro, Rebecca Freire de
Resumo: A Tabela Periódica é um tema complexo para muitos alunos em função da dificuldade de compreensão de seus conceitos, tornando imprescindível o auxílio de ferramentas educacionais que contribuam para a assimilação do conteúdo. Este estudo foi desenvolvido considerando o levantamento bibliográfico, a seleção dos jogos, a validação, a aplicação dos jogos, a verificação da aprendizagem e a elaboração de kit de recursos didáticos. Este trabalho tem uma abordagem qualitativa, tendo como estratégia metodológica a Pesquisa-Ação. A pesquisa foi desenvolvida com alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. A seleção dos jogos foi feita através de consulta aos registros da biblioteca do IFAM, consulta aos registros eletrônicos do Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores (DAEF) do curso de licenciatura em Química, referente aos projetos PIBID de 2010 a 2014 e PRODOCÊNCIA de 2008 a 2010. Foram selecionados os jogos Enigma Periódico e Perfil Química, os quais foram submetidos a uma validação de conteúdo. A validação foi realizada através da aplicação dos jogos e posterior avaliação de seus atributos pelos licenciandos do 7º período do curso de Química e professores efetivos da licenciatura em química, onde através de seus conhecimentos específicos sobre química, metodologia e didática analisaram de forma crítica o material proposto como recurso lúdico para o ensino de Tabela Periódica. Através da análise das informações dos questionários aplicados, foi gerada uma análise de concordância de conteúdos entre os avaliadores quanto aos aspectos formativos da aprendizagem dos jogos, nível do conteúdo abordado pelos jogos e ludicidade. Os jogos foram revisados, reimpressos e aplicados na turma do 1º ano do ensino médio para mensurar o quanto os jogos influenciaram no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos foram satisfatórios, com rendimento de aprendizagem de aproximadamente 78%, após a aplicação do jogo Enigma periódico e 71% após a aplicação do jogo Perfil Química. Antes da aplicação dos jogos o rendimento era de 46%. Nesse contexto, ficou evidente a melhora do aproveitamento da turma, o que justifica a eficácia dos jogos lúdicos validados no presente trabalho. Assim, os jogos Enigma Periódico e Perfil Química são ferramentas promissora para auxiliar na compreensão de conteúdos relacionados à Classificação Periódica dos Elementos, podendo ser construído com materiais de baixo custo, o que o torna um material didático acessível a todos. Dessa forma, o presente trabalho deixa como produto tecnológico um kit com os jogos validados e uma cartilha contendo um passo a passo para elaboração e confecção de jogos didáticos voltados para a área da química, estimulando qualquer aluno a criar seu próprio jogo didático.
Abstract: The Periodic Table is a complex theme for many students due to the difficulty of understanding their concepts, making it essential to provide educational tools that contribute to the assimilation of content. This study was developed considering the bibliographic survey, game selection, validation, game application, verification of learning and the elaboration of a didactic resource kit. This work has a qualitative approach, having as a methodological strategy the Research-Action. The research was developed with students and professors of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM. The selection of the games was done through consultation with the IFAM library records, consultation of the electronic records of the Academic Department of Basic Education and Teacher Training (DAEF) of the chemistry degree course, referring to PIBID projects from 2010 to 2014 and PRODOCENCE from 2008 to 2010. The Enigma Periodic and Chemical Profile games were selected, which were submitted to a content validation. The validation was carried out through the application of the games and subsequent evaluation of their attributes by the 7th period chemistry graduates and effective professors of the degree in chemistry, where through their specific knowledge about chemistry, methodology and didactics they critically analyzed the material proposed as a playful resource for the teaching of Periodic Table. Through the analysis of the information of the applied questionnaires, a content concordance analysis was generated among the evaluators regarding the formative aspects of the learning of the games, level of the content addressed by the games and playfulness. The games were reviewed, reprinted and applied in the 1st year of high school to measure how much the games influenced the learning process. The results obtained were excellent, with learning yield of approximately 78%, after the application of the periodic Enigma game and 71% after the application of the game Chemical profile. Before the application of the games the yield was 46%. In this context, it was evident the improvement of the use of the class, which justifies the effectiveness of play games validated in the present work. The Enigma Periodic and Chemical Profile games are promising tools to aid in the understanding of contents related to the Periodic Classification of Elements, and can be constructed with materials of low cost, which makes it a didactic material accessible to all.
Palavras-chave: Jogo didático
Tabela Periódica
Validação
Ensino de Química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: CARVALHO, Francimary Cabral. Validação de jogos didáticos utilizados para o ensino de Química. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/346
Data do documento: 29-Nov-2018
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Validação de jogos didáticos utilizados para o ensino de Química.pdfDissertação2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.