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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O uso do Scratch no desenvolvimento de habilidades digitais: uma proposta para organização do trabalho pedagógico de coordenadores de telecentros
metadata.dc.creator: Santana, Iêda Lucia de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Eliane Batista de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar uma proposta para contribuir com o desenvolvimento de habilidades digitais de coordenadores de Telecentros, a fim de potencializar o uso dos softwares disponíveis nesses espaços. Para tanto, elegemos o Estudo de Caso como abordagem, tendo quarenta e cinco (45) coordenadores de Telecentros Municipais como sujeitos da pesquisa e a Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) de Manaus, como lócus. Nesse contexto, criamos um Plano de Atividades para Telecentros (PAT), com o intuito de oferecer novas práticas para o desenvolvimento de determinadas habilidades digitais. Está composto por um Questionário Diagnóstico para identificar as dificuldades encontradas pelos coordenadores para a realização de projetos nos Telecentros; uma Rubrica de (auto)avaliação, aplicada para identificar o nível de habilidades digitais dos coordenadores nas áreas de Informação e alfabetização informacional, Comunicação e colaboração e Criação de conteúdo digital; um Roteiro de Aprendizagem, utilizado para a exploração do Scratch e um Roteiro para a elaboração de projetos nos Telecentros, de forma a contribuir com a aprendizagem do aluno, por meio da mediação dos coordenadores, em parceria com os professores. Após a aplicação e avaliação do PAT, também acompanhamos parte de sua implementação, com a aplicação do Roteiro para a elaboração de projetos com o uso do Scratch em uma escola municipal, com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Dentre os aspectos inovadores desta pesquisa, destacamos o fato de que os coordenadores aprenderam a trabalhar com o Scratch, a partir da prática da pesquisa, seguindo etapas definidas que auxiliam no desenvolvimento de habilidades digitais e que podem ser aplicadas a outros softwares, possibilitando a adoção de novas práticas pedagógicas ao contexto de ensino-aprendizagem e ampliando a compreensão do Telecentro como extensão da sala de aula. Os resultados demonstram que as contribuições do PAT estão relacionadas aos aspectos que compreendem a navegação, busca e filtro de informações, e ao armazenamento e recuperação de informação, em que os participantes desenvolveram diferentes métodos e ferramentas para organizar as informações encontradas e uso de um conjunto de estratégias adotadas para recuperação dos conteúdos, pastas, arquivos, de tal forma que conseguiram salvar as informações consideradas pertinentes para o trabalho com o Scratch, bem como as animações criadas no software, de forma autônoma. Contudo, o uso do PAT não foi efetivo para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à criação de conteúdos, integração e reelaboração desses conteúdos. Como produto educacional, apresentamos o Guia para o desenvolvimento de habilidades digitais com o uso do Scratch, que contém o Plano de Atividades para Telecentros, buscamos que os coordenadores desenvolvam habilidades digitais e, por conseguinte, ajudem a professores e alunos a também desenvolverem suas próprias habilidades.
Abstract: This research has as main objective to present a proposal to contribute with the development of digital abilities of coordinators of Telecenters, in order to potentiate the use of the software available in these spaces. Therefore, we chose the Case Study as an approach, having forty-five (45) coordinators of Municipal Telecenters as research subjects and the Educational Technology Management (GTE) of Manaus as a locus. In this context, we created an Activity Plan for Telecenters (PAT), with the aim of offering new practices for the development of certain digital skills. It is composed of a Diagnostic Questionnaire to identify the difficulties encountered by the coordinators to carry out projects in the Telecenters; a (self) evaluation rubric, applied to identify the level of digital skills of coordinators in the areas of information and information literacy, communication and collaboration, and creation of digital content; a Learning Roadmap, used for the exploration of Scratch and a Roadmap for the development of projects in the Telecenters, in order to contribute to student learning, through the mediation of the coordinators, in partnership with the teachers. After the application and evaluation of the PAT, we also followed part of its implementation, with the implementation of the Roadmap for the elaboration of projects with Scratch in a municipal school, with a fourth year class of Elementary School. Among the innovative aspects of this research, we highlight the fact that the coordinators learned to work with Scratch, from the practice of the research, following defined steps that help in the development of digital skills and that can be applied to other software, allowing the adoption of new pedagogical practices to the teaching-learning context and broadening the understanding of the Telecentre as an extension of the classroom. The results demonstrate that the contributions of PAT are related to the aspects that comprise the navigation, search and filter of information, and to the storage and retrieval of information, in which the participants developed different methods and tools to organize the information found and use of a set of strategies adopted for the recovery of the contents, folders, files, in such a way that they were able to save the information considered pertinent to the work with the Scratch, as well as the animations created in the software, of autonomous form. However, the use of PAT was not effective for the development of skills related to content creation, integration and re-elaboration of these contents. As an educational product, we present the Digital Skills Development Guide with the use of Scratch, which contains the Telecentre Activities Plan, we seek that the coordinators develop digital skills and therefore help teachers and students to also develop their own skills.
Keywords: Scratch
Habilidades digitais
Telecentros
Tecnologias da Informação e Comunicação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citation: SANTANA, Iêda Lucia de Oliveira. O uso do Scratch no desenvolvimento de habilidades digitais: uma proposta para organização do trabalho pedagógico de coordenadores de telecentros. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/345
Issue Date: 26-Apr-2018
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