Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/343
Tipo: Outro
Título: Proposta didática para o ensino de meio ambiente e água na disciplina Ciências Naturais no Parque Municipal Nascentes do Mindu – PMNM
Título(s) alternativo(s): Teaching proposal for environmental and water education in the discipline of Natural Sciences in the Parque Municipal Nascentes do Mindu - PMNM
Autor(es): Lima, Emily Silva dos Santos
Marques, Jean Dalmo de Oliveira
Primeiro Orientador: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Sávio José Filgueiras
Resumo: A degradação do meio ambiente é um fato incontestável nos dias atuais e vem se agravando a cada dia. A destruição dos ecossistemas, a extinção de espécies da flora e da fauna, a poluição do meio ambiente, a contaminação do solo e, principalmente, da água são problemas graves. As questões ambientais devem ser trabalhadas de forma que os alunos entendam a real importância da preservação e conservação do ambiente e seus recursos. Ao abordar estes assuntos utilizando recursos que potencializem os conhecimentos transmitidos, melhoramos não apenas o interesse e desempenho dos alunos nas aulas, mas também sua visão de mundo, despertando a reflexão em torno dos problemas ambientais. Uma das alternativas encontradas para a proteção da biodiversidade, principalmente, em locais urbanos, foi o estabelecimento de áreas protegidas como Unidades de Conservação – UCs. Em alguns locais próximos às UCs existem escolas que podem ser introduzidas em projetos de educação, como forma de conscientização dos alunos, gerando alternativas para que os professores de ciências possam ter protocolos educativos que norteiem sua prática educativa, não tendo o livro didático como único recurso. O objetivo desta proposta didática é auxiliar professores e alunos no ensino-aprendizagem dos temas meio ambiente e água na disciplina Ciências Naturais, sensibilizando os alunos sobre a importância da preservação dos recursos naturais do Parque Municipal Nascentes do Mindu - PMNM. Esta proposta didática baseia-se, principalmente, no eixo água e está dividida em planejamento e implementação e o local sugerido para desenvolvimento da aula prática de campo foi o Parque Municipal Nascentes do Mindu – PMNM. Esperamos que esta proposta possa auxiliar os professores de ciências naturais a desenvolverem atividades que abordem as temáticas aqui estudadas, melhorando o processo de ensino-aprendizagem, sensibilizando os alunos sobre a importância da preservação dos recursos naturais.
Abstract: The degradation of the environment is an indisputable fact these days and is getting worse every day. The destruction of ecosystems, the extinction of species of flora and fauna, pollution of the environment, contamination of the soil and especially of water are serious problems. Environmental issues should be worked on so that students understand the real importance of preserv-ing and conserving the environment and its resources. In addressing these issues using resources that enhance the knowledge transmitted, we improve not only the students' interest and perfor-mance in class, but also their worldview, sparking reflection on environmental problems. One of the alternatives found for the protection of biodiversity, especially in urban areas, was the establishment of protected areas such as Conservation Units (UCs). In some places near the CUs there are schools that can be introduced in education projects, as a form of awareness of the students, generating alternatives so that the science teachers can have educational protocols that guide their educational practice, not having the textbook as the only resource. The objective of this didactic proposal is to assist teachers and students in the teaching of environmental and water subjects in the Natural Sciences course, sensitizing the students about the importance of pre-serving the natural resources of the Parque Municipal Nascentes do Mindu - PMNM. This didactic proposal is based mainly on the water axis and is divided into planning and implementation and the suggested place for the development of the field practice class was the Parque Municipal Nascentes do Mindu - PMNM. We hope that this proposal can help teachers of natural sciences to develop activities that address the themes studied here, improving the teaching-learning process, sensitizing students about the importance of preserving natural resources.
Palavras-chave: Proposta didática
Nascentes do Mindu
Preservação de recursos naturais
Unidades de Conservação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: LIMA, Emily Silva dos Santos; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira. Proposta didática para o ensino de meio ambiente e água na disciplina Ciências Naturais no Parque Municipal Nascentes do Mindu – PMNM. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/343
Data do documento: 26-Abr-2018
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta didática para o ensino de meio ambiente e água na disciplina Ciências Naturais no Parque Municipal Nascentes do Mindu-PMNM.pdfProduto educacional12,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.