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Tipo: Dissertação
Título: Proposta didática para o ensino de meio ambiente e água na disciplina Ciências Naturais
Autor(es): Lima, Emily Silva dos Santos
Primeiro Orientador: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Sávio José Filgueiras
Resumo: A degradação do meio ambiente é um fato incontestável nos dias atuais e vem se agravando a cada dia. A destruição dos ecossistemas, a extinção de espécies da flora e da fauna, a poluição do meio ambiente, a contaminação do solo e, principalmente, da água são problemas graves. A água, por possuir uma grande importância para a vida no planeta, necessita ser estudada em diversos contextos, de tal modo que, os conhecimentos sobre ela, em suas diferentes dimensões, são de extrema relevância para a sobrevivência humana, a conservação da biodiversidade e para as relações entre os seres vivos e o ambiente natural. Apesar disso, há constantes ameaças à quantidade e à qualidade da água superficial e subterrânea no planeta, principalmente, em razão de seu uso excessivo para várias atividades humanas, traduzindo se na poluição e contaminação das nascentes do meio urbano, a exemplo da cidade de Manaus. Uma das alternativas encontradas para a proteção da biodiversidade, principalmente, em locais urbanos, foi o estabelecimento de áreas protegidas como Unidades de Conservação UCs. Em alguns locais próximos às UCs, existem escolas que podem ser introduzidas em projetos de educação, como forma de conscientização dos alunos, gerando alternativas para que os professores de ciências possam ter protocolos educativos que norteiem sua prática educativa, não tendo o livro didático como único recurso. O objetivo desta pesquisa foi elaborar uma proposta didática para o ensino dos temas meio ambiente e água na disciplina Ciências Naturais, como forma de melhorar o processo de ensino aprendizagem, sensibilizando os alunos sobre a importância da preservação dos recursos naturais do Parque Municipal Nascentes do Mindu PMNM. Esta pesquisa foi desenvolvida no PMNM e na Escola Municipal Raul de Queiroz de Menezes Veiga, com 39 alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, 02 professoras que ministram a disciplina de Ciências Naturais, 15 pais dos alunos participantes da pesquisa e 12 moradores circunvizinhos do PMNM. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e entrevistas. A intervenção se deu a partir de aulas expositivas dialogadas em sala de aula, aulas de campo e experimentais no PMNM e na escola. No mesmo sentido, a verificação da aprendizagem ocorreu por meio de questionários e jogo educativo. Os resultados mostraram que, apesar das dificuldades das escolas em implementar aulas expositivas dialogadas, aulas de campo e experimentais, os alunos tiveram uma melhor compreensão dos conhecimentos transmitidos, a partir das atividades implementadas, sensibilizando se para a preservação dos recursos naturais disponíveis no PMNM. Ações educativas, como as desenvolvidas no PMNM, ajudam a propagar novas atitudes, transmitem conhecimentos, influenciam na conscientização sobre a conservação do meio ambiente e da água, não apenas aos alunos, mas aos pais e moradores do entorno do PMNM, de forma a contribuir para a valorização do local e desenvolvimento de novos olhares, valores educacionais, sociais e éticos. Enfim, as estratégias didáticas elencadas neste estudo surgem como recurso para auxiliar professores e alunos durante o processo de ensino aprendizagem dos assuntos relacionados ao meio ambiente e água, contribuindo com o professor para desenvolver atividades diversificadas, ressignificando sua prática.
Abstract: The degradation of the environment is an indisputable fact in present days and is aggravating every day with more intensity. The destruction of ecosystems, the extinction of species of flora and fauna, pollution of the environment, contamination of the soil and, especially, of the waters, are massive problems. Water, because of its great importance to life on this planet, has to be studied in several contexts, considering that the knowledge regarding it is of extreme relevance to the survival of humanity, the conservation of biodiversity, and for the relationship between living beings and the environment. Nevertheless, there are constant threats to the quantity and quality of surface and underground water in the planet, mainly due to its excessive use for various human activities, resulting in pollution and contamination of the springs of the urban environment in Manaus. One of the alternatives found for the protection of biodiversity, especially in urban areas, was the establishment of protected areas such as Conservation Units (UCs). Often near UCs, there are schools that can be introduced to educational projects as a mean of raising awareness, creating alternatives so that science teachers can have educational protocols that guide their educational practice, not having the textbook as the only resource. The objective of this research was to elaborate a didactic proposal for the teaching of subjects regarding environment and water in the natural sciences curriculum, as a way to improve the teaching-learning process, educating students about the importance of preserving the natural resources of the Mindu Municipal Park (“Parque Municipal Nascentes do Mindu – PMNM”). This research was developed at the PMNM and at the Municipal School Raul de Queiroz de Menezes Veiga, with 39 students from the 6th grade of elementary school, 02 teachers who teach the Natural Sciences discipline, 15 parents of the students participating in the research, and 12 surrounding residents of the PMNM. The methodology used had a qualitative approach. The instruments of data collection were questionnaires and interviews. The intervention was made from lectures in the classroom, field classes, and experimental classes at PMNM and at the school. In the same sense, the verification of learning occurred through questionnaires and educational games. The results showed that, in spite of the difficulties faced by the schools to implement dialogic expository classes, field classes, and experimental classes, the students had a better understanding of the knowledge transmitted from the activities implemented, being more aware of the importance of the preservation of natural resources available at the PMNM. Educational activities, such as those developed in the PMNM, help spread new attitudes, transmit knowledge, and raise awareness regarding the conservation of the environment and water, not only to the students but to the parents and residents of the PMNM, in order to contribute for the valorization of the park and the development of new educational, social, and ethical values. Finally, the didactic strategies listed in this study appear as a resource to help teachers and students during the teaching-learning process of subjects related to the environment and water, contributing with the teacher to develop diversified activities, giving new meanings to their practice.
Palavras-chave: Proposta didática
Ensino de Ciências
Meio ambiente - Água
Unidades de Conservação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: LIMA, Emily Silva dos Santos. Proposta didática para o ensino de meio ambiente e água na disciplina Ciências Naturais. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/341
Data do documento: 26-Abr-2018
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