Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/338
metadata.dc.type: Produtos
Title: Proposta para o desenvolvimento do Estágio Curricular por projetos de trabalho nos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Amazonas-CMC
Other Titles: Proposal for the development of the Curricular Internship by work projects in the degree courses of the Amazonas Federal Institute-CMC
metadata.dc.creator: Souza, Heliamara Paixão de
Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee2: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Irlane Maia
metadata.dc.description.resumo: Esse produto é resultado de um processo de investigação realizado no Mestrado em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas – IFAM – Campus Manaus Centro. Trata-se de uma proposta para o desenvolvimento do Estágio Curricular por Projetos de Trabalho e tem como objetivos contribuir para a aprendizagem da docência e formação do professor pesquisador. É, direcionada aos professores que orientam os licenciandos no processo de realização do Estágio. A proposta está organizada três partes: a primeira faz referência às bases teóricas que sustentam os Projetos de Trabalho e as possibilidades para desenvolvê-lo no Estágio; a segunda apresenta a proposta para o desenvolvimento do Estágio por Projetos de Trabalho, além de orientações para realizá-los nas escolas estagiadas; a terceira é um relato de experiência sobre o processo de formação por Projetos de Trabalho e o acompanhamento de sua realização nas escolas estagiadas. Finaliza-se a proposta com considerações acerca da realização do estágio por Projetos de Trabalho, apresentando algumas orientações e possibilidades de aprendizagem ao professor orientador de Estágio da instituição formadora, ao orientador e alunos da escola-campo.
Abstract: This product is the result of a research process done in the Master’s Degree in Technological Teaching of the Amazonas Federal Institute - IFAM. It’s about a proposal to the development of the Curricular Internship by Work Project and aims to contribute to the learning of teaching and training of the researcher teacher. It is directed to the teachers that guide the graduation students in the process of accomplishment of the Internship. The proposal is organized in three parts: the first refers to the theoretical bases that sustain the Work Projects and the possibilities to develop it in the Internship; the second presents the proposal for the development of the Internship by Work Projects, in addition to guidelines for doing them in the internships schools; the third is an experience narrative about the process of training by Work Projects and the monitoring of their achievement in the internships schools. The proposal is finalized with considerations about the accomplishment of the Internship by Work Projects, presenting some orientations and possibilities of learning to the Internship advisor teacher of the training institution, to the advisor and local school students.
Keywords: Estágio por Projetos de Trabalho
Formação do professor pesquisador
Estágio curricular
Formação por Projetos de Trabalho
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: SOUZA, Heliamara Paixão de; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Proposta para o desenvolvimento do estágio curricular por projetos de trabalho nos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Amazonas-CMC. 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/338
Issue Date: 10-May-2019
Appears in Collections:MPET - Produtos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.