Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/335
Tipo: Outro
Título: Formação continuada para professores de Língua Portuguesa: reflexões e uma proposta à luz do letramento
Título(s) alternativo(s): Continued development for teachers of Portuguese language: reflections and a proposal in the literacy perspective
Autor(es): Lima, Augusto José Savedra
Ponciano, Nilton Paulo
Monteiro, Marta de Faria e Cunha
Primeiro Orientador: Ponciano, Nilton Paulo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Monteiro, Marta de Faria e Cunha
metadata.dc.contributor.referee1: Ponciano, Nilton Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Valéria Cristina Ribeiro
Resumo: Neste produto educacional, curso de formação continuada para professores de Língua Portuguesa, resultado da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET – IFAM), enfatizamos a produção do gênero memorial de formação como uma possibilidade formativa, a partir de reflexões e práticas à luz do letramento. Trata-se de uma proposta-protótipo desenvolvida por meio de seis oficinas e com o objetivo de instigar os docentes a passarem por um processo de reflexão e crítica sobre suas práticas e concepções referentes ao seu fazer pedagógico, num espaço de construção e reconstrução de seus memoriais e de si mesmos. O material que apresentamos é constituído por quatro unidades que dialogam entre si. A primeira, Vivenciando a formação, direciona-se para as oficinas e suas particularidades; a segunda, Uma visita à literatura, constitui-se de textos sobre a formação de professores na contemporaneidade brasileira, letramento, gênero textual/discursivo e o memorial como espaço de formação continuada; a terceira, Um pouco de um tanto vivenciado, apresenta relatos de quem vivenciou esse processo formativo, no momento em que se implementou essa proposta-protótipo com a finalidade de aperfeiçoá-la; e a quarta, Textos-base para vivenciar a ação, configura- se como referenciais para construção e reconstrução do memorial de formação. Entendemos que pensar a formação continuada de professores de Língua Portuguesa pelo viés da produção de memoriais à luz do letramento possa auxiliar na formação de docentes no contexto brasileiro. Acreditamos que essa proposta-protótipo possa ser utilizada em outros contextos de formação que não o da proposta inicial, se considerado o processo de construção dela, que se encontra registrado na dissertação de mestrado de título Formação continuada de professores de Língua Portuguesa à luz do letramento: reflexões e proposta.
Abstract: In this educational product, continuing development course for Portuguese language teachers, as a result of the research carried out in the Professional Masters in Technological Teaching (MPET - IFAM), we emphasize the production of the memorial development genre as a formative possibility, based on reflections and practices in the light of literacy. It is a prototype proposal developed through six workshops and with the aim of instigating the teachers to go through a process of reflection and criticism about their practices and conceptions regarding to their pedagogical work, in a space of construction and reconstruction of their memorials and of themselves. The material that we present is constituted by four units that dialogue with each other. The first, Experiencing the development, it’s directed towards the workshops and their particularities; The second, A Visit to literature, it consists of texts about the formation of teachers in the Brazilian contemporaneity, literacy, textual / discursive genre and the memorial as a space of continued development; the third, A little bit of a lived experience, it presents reports of those who experienced this formative process, at the moment when this prototype proposal was implemented with the purpose of perfecting it; and the fourth, Basic Texts for experiencing the action, it is configured as reference for construction and reconstruction of the memorial development. We understand that thinking about the continuing development of Portuguese language teachers through the bias of the production of memorials in the light of literacy can help in the development of teachers in the Brazilian context. We believe that this prototype proposal can be used in other contexts of the development different the initial proposal, if considering the construction process of it, which is recorded in the master’s degree dissertation Continued development of Portuguese language teachers in the light of literacy: reflections and proposal.
Palavras-chave: Formação continuada de professores de Língua Portuguesa
Letramento
Memorial de formação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: LIMA, Augusto José Savedra; PONCIANO, Nilton Paulo; MONTEIRO, Marta de Faria e Cunha. Formação continuada para professores de Língua Portuguesa: reflexões e uma proposta à luz do letramento. 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/335
Data do documento: 29-Abr-2019
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação continuada para professores de Língua Portuguesa-reflexões e uma proposta à luz do letramento.pdfProduto educacional1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.