Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/328
Tipo: Dissertação
Título: Programação de computadores aplicada à resolução de equações algébricas e plotagem de gráficos: um estudo na Licenciatura em Matemática
Autor(es): Ferreira, Cristiano José
Primeiro Orientador: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Leandro Silva Galvão de
metadata.dc.contributor.referee3: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Resumo: Há um movimento mundial para popularizar a aprendizagem de programação entre estudantes da Educação Básica. Contudo, poucos movimentos têm sido identificados no sentido de melhorar a formação inicial de professores para utilização de programação de computadores como um recurso potencializador do ensino e da aprendizagem, tornando os futuros professores mais preparados para receber os estudantes que chegarão na escola com esse conhecimento. Dada esta problemática, apresentamos nesta dissertação uma proposta de ensino-aprendizagem, denominada PBI (Programação Baseada em Investigação) que auxilia professores de Informática que atuam em Cursos de Licenciatura em Matemática a ensinar programação aos licenciandos. Fundamentado em Investigações Matemáticas e utilizando a linguagem Python, PBI tem por objetivo empoderar os licenciandos em Matemática para utilizarem programação de computadores a fim de automatizar equações algébricas e a plotagem de gráficos. Os conhecimentos adquiridos poderão ajudá-los a explorar as potencialidades da programação para sua própria aprendizagem e também dos seus futuros alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou da pesquisa-ação como estratégia para seu desenvolvimento, sendo estruturada em três fases: planejamento, implementação e avaliação. Os participantes desta pesquisa foram dezoito estudantes de Licenciatura em Matemática matriculados na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada ao Ensino, do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Cruzeiro do Sul. Os resultados deste estudo revelaram que a maioria dos alunos conseguiram construir programas para automatizar soluções de problemas envolvendo equações algébricas e plotagem de gráficos, no contexto de equações do primeiro e segundo grau, funções do segundo grau e elipses. Como produto desta pesquisa, disponibilizamos um Guia Didático contendo orientações e recursos para que PBI possa ser replicado por outros professores de Informática que atuam em Cursos de Licenciatura.
Abstract: There is a worldwide movement to popularize programming learning among students of Basic Education. However, few movements have been identified in the sense of improving initial teacher training to use computer programming as a potentiating resource for teaching and learning, making future teachers more prepared to receive students who will arrive at school with this knowledge. Given this issue, we present in this dissertation proposal for teaching and learning, named PBI (Research-Based Programming) that assists Computer teachers who work in the Graduate Courses in Mathematics, teaching the licensed programming. Based on Mathematical Investigations and using Python, PBI aims to empower the licensed in Mathematics to use computer programming in order to automate algebraic equations and plotting of graphs The knowledge gained will help them exploit the potential of the programming for your own learning and your future students. It is a qualitative research, which used the action research as a strategy for your development, being structured in three phases: planning, implementation and evaluation. The participants of this studies were 18 Degree in Mathematics students enrolled in the discipline of Information and Communication Technology Applied to Education, the Course of Degree in Mathematics of the Federal Institute of Acre (IFAC), Campus Cruzeiro do Sul. (Acre-Brasil). The results of this study revealed that most of the students managed to build programs to automate solutions to problems involving algebraic equations and plotting of graphs, in the context of the first and second degree equations, functions of the second degree and ellipses. As a product of this research, we have a Didactic Guide containing guidelines and resources for PBI can be replicated by other Computer teachers who work in Graduate Courses.
Palavras-chave: Programação baseada em investigação
Programação aplicada à Matemática
Programação com Python
Licenciatura em Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: FERREIRA, Cristiano José. Programação de computadores aplicada à resolução de equações algébricas e plotagem de gráficos: um estudo na Licenciatura em Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/328
Data do documento: 15-Nov-2018
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.